Ouvindo...

Fifa vai sugerir inclusão do Futsal nos Jogos Olímpicos, diz jornalista

Recomendação será encaminhada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), com citações ligadas também ao Futebol Feminino e Futebol de Areia

Brasil é pentacampeão mundial de Futsal e está na final da competição em 2024

A Fifa vai sugerir ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do Futsal nos Jogos Olímpicos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pelo jornalista João Barretto, da CazeTV.

Leia também

O canal do Youtube, inclusive, é um dos responsáveis pela transmissão da Copa do Mundo de Futsal, realizada no Uzbequistão e que tem o Brasil garantido na decisão deste domingo (6). Ao longo do duelo entre Argentina e França nesta quinta, na outra semifinal, o repórter anunciou a possibilidade.

“Eu e o Billy tivemos acesso a um documento da Fifa em que vão encaminhar ofício com recomendações para o Comitê Olímpico Internacional. Entre eles, a inclusão do Futsal no programa olímpico”, afirmou o repórter.

Barreto também citou outros dois pontos nessa possível recomendação da Fifa. Um deles é aumentar de 12 para 16 o número de equipes no Futebol Feminino na Olimpíada, igualando a quantidade de participantes no Futebol Masculino. O outro diz respeito à inclusão do Futebol de Areia nos Jogos.

Atualmente, tanto o Futsal como o Futebol de Areia estão sob gestão internacional da Fifa, que organiza os mundiais de ambas as modalidades. Em fevereiro deste ano, o Brasil foi campeão mundial no Futebol de Areia pela 15ª vez; e no domingo (6), o futsal brasileiro pode conquistar o 6º título mundial.

Vale lembrar que a recomendação não garante nenhuma das mudanças de forma imediata. Naturalmente, o Comitê Olímpico Internacional fará todo o trâmite de análise do caso antes de emitir um parecer, que não tem data definida.

Oficialmente, nenhuma das partes se manifestou até o momento.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.