Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Veja números do Vitória sem Dudu, desfalque para o Ba-Vi do Brasileirão

Com uma lesão no joelho, volante ficará de fora pelo período de três a quatro semanas

A lesão que tirou Dudu do jogo contra o Palmeiras, na rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro, preocupou os torcedores do Vitória. Um dos pilares da equipe, o volante ficará de fora pelo período de três a quatro semanas. Exames médicos apontaram uma lesão ligamentar no joelho, sem necessidade de cirurgia.

Isso implica, é claro, na ausência do atleta no clássico contra o Bahia do próximo domingo (21), válido pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os rivais se enfrentarão no Barradão, em Salvador (BA), às 16h (de Brasília).

De acordo com levantamento realizado pela Itatiaia, a única derrota do Leão para o Tricolor em 2024 foi quando Dudu não esteve em campo. O jogo, válido pela Copa do Nordeste e disputado no dia 20 de março, terminou 2 a 1 para o Esquadrão.

Por outro lado, esse também foi o único jogo que o Vitória perdeu sem a presença do volante. Desde que desembarcou na capital baiana, Dudu esteve de fora, seja por lesão ou suspensão, de oito partidas do Rubro-Negro baiano, que tem seis vitórias, um empate e uma derrota nessas ocasiões.

Em resumo, o aproveitamento do time treinado por Léo Condé sem Dudu é de 79,1%.

Jogos do Vitória sem Dudu

  • Vitória 2 x 0 Botafogo-SP - Série B de 2023
  • Vitória 3 x 0 Avaí - Série B de 2023
  • Vitória 1 x 1 Vila Nova - Série B de 2023
  • Vitória 3 x 1 ABC - Copa do Nordeste de 2024
  • Vitória 3 x 0 Atlético-BA - Campeonato Baiano de 2024
  • Vitória 4 x 1 Barcelona-BA - Campeonato Baiano de 2024
  • Bahia 2 x 1 Vitória - Campeonato Baiano de 2024
  • Fortaleza 0 x 1 Vitória - Copa do Nordeste de 2024

Jogador se pronuncia nas redes sociais

Após a confirmação da lesão, Dudu se pronunciou nas redes sociais. O lance que o machucou ocorreu ainda no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, após uma dividida com Endrick. O jogador tentou permanecer em campo, mas não conseguiu e foi substituído por Mateus Gonçalves.

“Nação rubro-negra, sei o tamanho da importância de ver o Leão de volta à elite do futebol brasileiro. Todos nós queríamos isso. Infelizmente, vou ter que ficar um período parado. Relutei para deixar o campo por conta da minha vontade de querer defender o clube. Graças a Deus não será necessário fazer cirurgia. Ficarei de fora torcendo junto com vocês pelos meus companheiros”, escreveu Dudu.

Opções de Léo Condé

Para a vaga de Dudu, o técnico Léo Condé tem uma variedade grande de opções. Afinal, o Vitória tem outros cinco volantes no elenco: Léo Naldi, Rodrigo Andrade, Willian Oliveira, Luan Santos e Caio Vinícius.

Dois deles, Rodrigo e Willian, vêm sendo titulares. O escalado no clássico Ba-Vi da Copa do Nordeste, na vaga de Dudu, foi Léo Naldi, que havia acabado de chegar ao Vitória. Portanto, Luan Santos e Caio Vinícius “correm por fora” para assumir a posição.

Há, também, a possibilidade de Condé mudar o esquema. Quem entrou no lugar de Dudu no jogo contra o Palmeiras foi o atacante Mateus Gonçalves. Dessa forma, o técnico abriu mão do esquema de três volantes e passou a usar três atacantes.

O próprio Gonçalves pode ser opção para o Ba-Vi de domingo, assim como os outros atacantes de beirada do elenco - Iury Castilho, Zé Hugo e Eryc Castillo.

A terceira opção seria colocar, ao invés de um atacante ou um volante, um meia no lugar de Dudu. Jean Mota e Daniel Jr aparecem como concorrentes mais remotos. Um deles jogaria ao lado de Matheusinho, que cairia mais pela esquerda, deixando o time com dois volantes, dois meias e dois atacantes.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais