A lesão que tirou Dudu do jogo contra o
Isso implica, é claro, na ausência do atleta no clássico contra o Bahia do próximo domingo (21), válido pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os rivais se enfrentarão no Barradão, em Salvador (BA), às 16h (de Brasília).
De acordo com levantamento realizado pela Itatiaia, a única derrota do Leão para o Tricolor em 2024 foi quando Dudu não esteve em campo.
Por outro lado, esse também foi o único jogo que o Vitória perdeu sem a presença do volante. Desde que desembarcou na capital baiana, Dudu esteve de fora, seja por lesão ou suspensão, de oito partidas do Rubro-Negro baiano, que tem seis vitórias, um empate e uma derrota nessas ocasiões.
Em resumo, o aproveitamento do time treinado por Léo Condé sem Dudu é de 79,1%.
Jogos do Vitória sem Dudu
- Vitória 2 x 0 Botafogo-SP - Série B de 2023
- Vitória 3 x 0 Avaí - Série B de 2023
- Vitória 1 x 1 Vila Nova - Série B de 2023
- Vitória 3 x 1 ABC - Copa do Nordeste de 2024
- Vitória 3 x 0 Atlético-BA - Campeonato Baiano de 2024
- Vitória 4 x 1 Barcelona-BA - Campeonato Baiano de 2024
- Bahia 2 x 1 Vitória - Campeonato Baiano de 2024
- Fortaleza 0 x 1 Vitória - Copa do Nordeste de 2024
Jogador se pronuncia nas redes sociais
Após a confirmação da lesão, Dudu se pronunciou nas redes sociais. O lance que o machucou ocorreu ainda no primeiro tempo da
“Nação rubro-negra, sei o tamanho da importância de ver o Leão de volta à elite do futebol brasileiro. Todos nós queríamos isso. Infelizmente, vou ter que ficar um período parado. Relutei para deixar o campo por conta da minha vontade de querer defender o clube. Graças a Deus não será necessário fazer cirurgia. Ficarei de fora torcendo junto com vocês pelos meus companheiros”, escreveu Dudu.
Opções de Léo Condé
Para a vaga de Dudu, o técnico Léo Condé tem uma variedade grande de opções. Afinal, o Vitória tem outros cinco volantes no elenco: Léo Naldi, Rodrigo Andrade, Willian Oliveira, Luan Santos e Caio Vinícius.
Dois deles, Rodrigo e Willian, vêm sendo titulares. O escalado no clássico Ba-Vi da Copa do Nordeste, na vaga de Dudu, foi Léo Naldi, que havia acabado de chegar ao Vitória. Portanto, Luan Santos e Caio Vinícius “correm por fora” para assumir a posição.
Há, também, a possibilidade de Condé mudar o esquema. Quem entrou no lugar de Dudu no jogo contra o Palmeiras foi o atacante Mateus Gonçalves. Dessa forma, o técnico abriu mão do esquema de três volantes e passou a usar três atacantes.
O próprio Gonçalves pode ser opção para o Ba-Vi de domingo, assim como os outros atacantes de beirada do elenco - Iury Castilho, Zé Hugo e Eryc Castillo.
A terceira opção seria colocar, ao invés de um atacante ou um volante, um meia no lugar de Dudu. Jean Mota e Daniel Jr aparecem como concorrentes mais remotos. Um deles jogaria ao lado de Matheusinho, que cairia mais pela esquerda, deixando o time com dois volantes, dois meias e dois atacantes.