Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Vitória vence o Ituano fora de casa e encaminha acesso à Série A

Leão fez uma partida de eficiência para vencer em Itu por 2 a 0, com gols de Matheus Trindade e Iury Castilho

Matheus Trindade abriu o placar para o Leão

O Vitória está cada vez mais próximo de garantir o retorno à elite nacional. Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão ampliou nesta 29ª rodada da competição a sua vantagem na ponta da tabela ao vencer o Ituano, na noite desta sexta-feira (22), no estádio Novelli Júnior, em Itu, por 2 a 0. Os gols rubro-negro foram marcados por Matheus Trindade e Iury Castilho, um em cada etapa do jogo.

O resultado positivo, de quebra, encerrou um jejum de quatro jogos sem triunfos como visitante na competição. O Ituano, por sua vez, chegou ao quarto jogo seguido sem vencer, aproximando-se perigosamente da zona de rebaixamento.

Como fica a classificação

A nove rodadas para o fim do Brasileiro, o Vitória ampliou ainda mais a vantagem na liderança da competição, alcançando agora 55 pontos. Significa que o Leão precisará de dez pontos em 27 a disputar para garantir o acesso, segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais. O Ituano, com 33 pontos, caiu para 14º lugar.

Próximos compromissos

O Vitória volta a jogar na próxima sexta-feira (29), quando receberá o Tombense, no Barradão. No dia seguinte, no sábado (30), o Ituano receberá o Botafogo-SP, novamente em Itu.

Principais lances do jogo

O Vitória fez um primeiro tempo de eficiência. A equipe rubro-negra não tardou a abrir o placar. Aos 6 minutos, falta de Osvaldo para a área e Matheus Trindade desviou de cabeça para deixar o Leão: 1 a 0.

Em vantagem, o Leão passou a fazer um jogo de segurança. O Ituano tinha maior volume de jogo, porém, com a defesa baiana bem postada, pouco conseguiu se aproximar. A única chance veio aos 46, num chute de fora da área de Yann Rolim bem defendido por Lucas Arcanjo.

O segundo tempo manteve o cenário do primeiro, com o Ituano com maior posse de bola, girando em torno da área rubro-negra, mas sem encontrar brechas. O Leão, pouco inspirado, fez uma partida marcada pela eficiência defensiva.

E, quando a defesa do Vitória não conseguia afastar, lá estava Lucas Arcanjo. Aos 36, Emerson Urso encontrou Matheus Cadorini dentro da área. O atacante finalizou para grande intervenção do goleiro rubro-negro. Melhor para o Vitória que ainda ampliou com Iury Castilho, aos 46, dando números finais à partida.

Ituano 0 x 2 Vitória

Ituano

Jefferson Paulino; Pacheco, Rafael, Marcel e Mário Sérgio; José Aldo (Quirino), Rafael Carvalheira (Marthã) e Yann Rolim (Emerson Urso); Hélio Borges (Felipe Saraiva), Matheus Cadorini e Wesley (Kaique Clemente). Técnico: Márcio Freitas

Vitória

Lucas Arcanjo; Railan (Yan Souto), Camutanga, Wagner Leonardo e Edson Lucas; Matheus Trindade (Dudu), Rodrigo Andrade (Marco Antônio) e Matheusinho; Mateus Gonçalves (Iury Castilho), Osvaldo (José Hugo) e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé

Gols

Matheus Trindade (6min1T) e Iury Castilho (46min2T), para o Vitória.

Cartões amarelos

Rafael Pereira, Emerson Urso e Felipe Saraiva, para o Ituano; Railan e Lucas Arcanjo, para o Vitória.

Motivo: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Estádio Novelli Jr., em Itu.
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Leonardo Henrique Pereira (ambos de MG).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.