Com 52 pontos, o Vitória é o líder da Série B do Campeonato Brasileiro. E também a equipe que por mais vezes liderou e que esteve no G4: foram 16 vezes na ponta da tabela e 26 oportunidades, em 28 rodadas, inserido no grupo de acesso da competição. Os números atestam uma equipe franca favorita ao acesso.
Com o resultado diante do Avaí na última rodada, o Vitória alcançou 52 pontos e se manteve na liderança isolada do Brasileiro, com dois a mais que Guarani e Sport, segundo e terceiro, respectivamente, e cinco à frente do Juventude, primeiro time fora do G4.
Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 84,4% de chance de regressar à Primeira Divisão após seis anos - lidera o quesito à frente de Guarani (71,4%) e Sport (64,5%), por exemplo.
Os 10 jogos finais do Vitória
Ituano (fora)
Tombense (casa)
Criciúma (fora)
Guarani (casa)
Sampaio Corrêa (fora)
Juventude (casa)
Vila Nova (casa)
Novorizontino (fora)
Sport (casa)
Chapecoense (fora)
Na teoria, dessas dez partidas, o clube agora precisa de quatro vitórias e um empate nas dez rodadas restantes. Com 13 pontos, alcançaria 65, o que garantiria, de acordo com a UFMG, 98% de chances de acesso. Com mais 12 pontos, ou quatro triunfos, o acesso estaria garantido em 92%.
O técnico Léo Condé, entretanto, tem rechaçado qualquer contagem regressiva. “Esse é o momento de estar sempre focando o próximo jogo. O campeonato está muito equilibrado, tem nove ou dez equipes brigando por quatro vagas. Não vamos cair nessa armadilha. Ainda não tem acesso ou título certo”, afirmou.
O Vitória volta a jogar na próxima sexta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), quando visitará o Ituano, no Estádio Novelli Jr., na cidade de Itu.