Vinte jogos se passaram desde a chegada de Ramón Díaz ao Vasco. No período, a equipe mostrou uma significativa evolução na Série A do Campeonato Brasileiro. E neste sábado (25), às 19h30 (de Brasília), pela 35ª rodada da competição, na Ligga Arena, em Curitiba, o argentino reencontra o Athletico, o primeiro adversário de sua era no clube.
Naquele jogo, o treinador comandou da beira do campo a equipe no revés por 2 a 0 para o Furacão. O confronto foi em São Januário, mas o clube ainda estava punido e teve que atuar com os portões fechados. Desde aquele jogo, nas 19 rodadas seguintes, Díaz e o Vasco, juntos, somaram 32 pontos.
Em 19 rodadas após a estreia com o Athletico, o clube somou 56,1% dos pontos. Para se ter ideia, no returno do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino é o 6º colocado em 15 jogos. Ou seja, a contar só pela segunda metade da Série A, a briga seria com o próprio Furacão, por uma vaga no G6.
Com 41 pontos, o Vasco sabe da necessidade de vencer o Athletico em Curitiba. Afinal, um novo triunfo coloca a equipe com 44 pontos, faltando três rodadas para o final do torneio, e cada vez mais próximo da meta. Muitos acreditam que se Díaz tivesse chegado antes, o Vasco estaria na parte de cima do Brasileiro. Pelo aproveitamento até aqui, isso é um fato constatado.
Furacão precisa vencer
Sem vencer há cinco jogos, o Athletico, que chegou a figurar no G4 do Campeonato Brasileiro, agora é o 7º colocado com 51 pontos, seis a menos do que o Atlético, hoje o 6º colocado e último time que garantiria vaga na próxima Libertadores.
Para sonhar com uma posição no G6, o Furacão precisa de praticamente 100% de aproveitamento, além de contar com tropeços dos rivais. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de classificação são de apenas 3,9%.
Athletico x Vasco
Athletico
Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Cuello, Erick, Fernandinho e Canobbio; Zapelli, Vitor Bueno e Willian. Técnico: Wesley Carvalho.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Medel, Maicon e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho e Payet; Gabriel Pec e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Motivo: Jogo da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ligga Arena, Curitiba, Paraná
Data e hora: 25 de novembro de 2023, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/PB)
Transmissão
TNT, Cazé TV e Rede Furacão