Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Bahia vence o Vasco e deixa a zona de rebaixamento do Brasileiro

Cariocas perdem a chance de chegar ao G4 e deixam São Januário vaiados; Thaciano faz o único gol da partida

Jogadores do Bahia comemoram com Thaciano gol marcado pelo volante contra o Vasco em São Januário

O Bahia deixou a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer o Vasco por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, em São Januário, no Rio. Para os cariocas, a primeira derrota na competição impediu o time de chegar ao G4, se mantendo na 9ª colocação, com quatro pontos. Os torcedores vascaínos vaiaram ao final da partida.

O gol de Thaciano, que retornou do Grêmio, foi marcado no finalzinho do primeiro tempo e decretou os primeiros três pontos para o Bahia no Brasileirão, saltando da 19ª para a 15ª colocação.

O Vasco foi melhor no primeiro tempo, apesar de ir para o vestiário perdendo, e o Bahia controlou melhor o jogo na segunda etapa, com a vantagem no placar.

O técnico vascaíno, Maurício Barbieri, optou por colocar Marlon Gomes no meio de campo ao lado de Andrey Santos -- os dois jogadores foram convocados para a Seleção Brasileira por Ramon Menezes para a disputa do Mundial Sub-20, que começa no fim de maio na Argentina.

O Vasco teve chances de marcar no primeiro tempo, mas parou em Marcos Felipe, principalmente, mas também na má pontaria de seus jogadores. O artilheiro Pedro Raul não estava em uma boa noite na volta vascaína a São Januário em um jogo pela Série A do Brasileiro, o que não ocorria havia mais de dois anos.

O Bahia explorava a transição rápida, principalmente com os alas, efeito do esquema de Renato Paiva com três zagueiros, que vem sendo criticado por torcedores e pela imprensa local. No fim do primeiro tempo, Thaciano conseguiu dominar dentro da área e finalizar com precisão.

Vasco cai, Bahia cresce

A desvantagem não fez bem para o time de Barbieri. Ele optou por não modificar o time no intervalo, mas foi o Bahia que controlou a segunda etapa, criando inclusive boas chances de ampliar a vantagem. Foi a vez de Léo Jardim trabalhar.

Sem efetividade, Barbieri foi alterando o time, tirando os meninos selecionáveis do meio de campo e até Gabriel Pec, que fazia uma boa partida. O Vasco cresceu após os 30 minutos, mas aparentemente porque o Bahia cansou, e não por melhora técnica ou tática da equipe.

O final do jogo vascaíno foi na base do abafa, com o Bahia se defendendo e sem conseguir contra-atacar para aliviar uma pressão. Após oito minutos de acréscimo, o placar não foi alterado.

Vasco 0 x 1 Bahia

Vasco

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Marlon Gomes (Carabajal), Jair (Rwan), Andrey Santos (Rodrigo) e Alex Teixeira (Orellano); Gabriel Pec (Erick Marcus) e Pedro Raúl. Técnico: Maurício Barbieri

Bahia

Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Rezende; Jacaré, Acevedo, Thaciano (Diego Rosa), Cauly (Yago Felipe) e Matheus Bahia (Chávez); Everaldo (Arthur Sales) e Ademir (Biel). Técnico: Renato Paiva

Gols

Thaciano (43min1ºT) para o Bahia

Cartões amarelos

Andrey Santos (Vasco), Acevedo, Ademir, Matheus Bahia (Bahia)

Público: 19.223 presentes

Renda: R$ 1.044.516,00

Motivo: jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Data e horário: 1º de maio de 2023, às 20h (de Brasília)

Local: São Januário, no Rio de Janeiro-RJ

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza-SP

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa (ambos de SP)

Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins-RS

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.