Parecia um sonho distante há sete rodadas, mas hoje é uma realidade palpável.
Segundo dados do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 22,5% de chances de levantar a taça da Segundona em 2024. Apenas o Novorizontino, com 39,5%, aparece em situação melhor. O Santos, com 22,3%, e o Mirassol, com 10%, são os outros candidatos com maior probabilidade.
O Rubro-Negro de Pernambuco busca o bicampeonato da Série B. Em 1990, conquistou o primeiro e único título do certame.
Efeito Pepa?
Naturalmente, o crescimento do Sport tem a ver com a chegada do técnico Pepa, ex-Cruzeiro. Quando o português desembarcou no Recife (PE), o Leão ocupava a nona colocação da Série B, com 32 pontos.
Vale lembrar que, antes de ser comandado pelo português, o Sport fez um jogo, contra o Ituano, com o interino César Lucena na beira do gramado e venceu por 3 a 2.
“O mérito todo é de quem construiu esse elenco e dos jogadores. Os jogadores são os mesmos. Eu vim com ideias, cada um tem as suas. Agradeço a quem estava antes pelos pontos conquistados. Se não tivessem conquistado, não estaríamos na reta final em busca do nosso objetivo. Não vejo as coisas do Pepa ou da comissão do Pepa ter chegado. Vejo um elenco bem preparado para esse desafio”, afirmou Pepa, em entrevista coletiva concedida nessa segunda.
Chances de acesso
Também segundo cálculos da UFMG, o Sport tem 77,7% de chances de retornar à elite do futebol brasileiro em 2025. Novorizontino (92,2%), Santos (83,8%), Mirassol (61,5%), Vila Nova (32,9%), América (20,9%) e Ceará (14,6%) são os principais concorrentes diretos nessa briga.
Jogo atrasado
Confronto direto
Na próxima rodada da Série B, o Leão da Ilha terá o Novorizontino como adversário. Em um confronto direto, as equipes vão se enfrentar na sexta-feira (11), às 18h30 (de Brasília), no Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.