Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

De criticado à imprescindível: Ronaldo faz melhor temporada pelo Sport

Volante é líder em desarmes, interceptações e viradas de jogo pelo Sport na Série B; e nunca marcou tantos gols como em 2023

Ronaldo, volante do Sport

Com mais de 200 jogos pelo clube e na nona temporada pelo Sport, o prata da casa Ronaldo conseguiu mudar de patamar em 2023. De criticado pela torcida, o atleta tornou-se, aos 29 anos, peça imprescindível para o técnico Enderson Moreira na campanha que a equipe faz na Série B do Campeonato Brasileiro.

Embora parte da torcida ainda relute em aceitar a relevância do jogador, ele tem a seu favor os números. O volante é líder em desarmes, interceptações e viradas de jogo pelo Sport na competição. Além disso, ele nunca fez tantos jogos como titular nem marcou tantos gols como neste ano.

Apenas na atual temporada, Ronaldo fez 41 partidas - das 51 do clube até aqui. Foi titular por 39 vezes. Cobrador oficial da equipe, marcou três gols de pênaltis, sendo o último deles diante do CRB, na última sexta-feira (28), quando o Leão chegou a expressiva marca de 100 gols na temporada. Na batida, inclusive, Ronaldo mudou o seu tradicional jeito de bater, com uma “meia paradinha”.

“Isso tudo tem muito do professor Enderson [Moreira]. Assim que ele chegou, a gente batia muito pênalti, tanto eu como o Sabino. E quando começa a ter uma sequência de pênaltis e batidas iguais sempre, claro que o goleiro estuda. Começamos a variar nos treinamentos. Primeiro bate como é de costume; no segundo, ele já pede para bater como ele quer: chapada em cima, cruzado em baixo, no outro repete. Muitos jogadores CRB já começaram a falar para o goleiro esperar, então fui direto para a bola, não esperando, e surpreendi, fui feliz”, detalhou Ronaldo.

Para além dos gols, soma ainda três assistências - também o melhor número da sua carreira. Segundo o Footstats, canal especializado em estatísticas no futebol, Ronaldo também se destaca por atributos da sua função: é o líder da equipe em desarmes [18], interceptações [14] e viradas de jogo [6]. Ele ainda acerta 93% dos passes.

“Foi uma noite [contra o CRB] que vai ficar guardada na minha carreira, no meu coração. É muito difícil a gente que é primeiro volante, uma posição mais de contensão, estar marcando gols. O nosso time vem apresentando ao longo do ano um futebol muito bonito de se ver”, comemorou Ronaldo, que faz dupla de volantes com Fábio Matheus, outro destaque oriundo das divisões de base.

O Sport soma 38 pontos e é o terceiro colocado da liderança da Série B com um ponto a menos que o líder Novorizontino. O Leão volta a jogar na próxima quarta-feira (2), quando visitará o Vila Nova, em Goiânia, num duelo direto pelo G4.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.