Suspenso preventivamente por 30 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral-esquerdo Igor Cariús, do Sport, terá o destino do seu contrato com o clube pernambucano definido nesta quinta-feira (1). É quando, às 11h (de Brasília),
O Sport, que mantém o contrato com Cariús em vigência, irá decidir o que fazer com o atleta a partir da decisão do julgamento. De acordo com o vice-presidente Jurídico do clube, Rodrigo Guedes, o Leão não enviou representantes para o Rio de Janeiro, onde está a sede do STJD. “O Sport não é parte”, esclareceu.
“O contrato dele com o clube está vigente e vamos aguardar o que vai ser decidido no julgamento do STJD para decidirmos [o que fazer com o contrato do atleta]. Estamos tentando deixá-lo calmo para resolver a vida dele”, acrescentou Guedes.
Dos oito atletas julgados, apenas Cariús ainda estava em ação quando a Justiça Desportiva determinou a suspensão preventiva. O STJD denunciou Cariús pelos artigos 243 e 243 A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Eles tratam sobre “atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe” e “atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente”, respectivamente.
Em caso de condenação, as penas são multa de até R$ 100 mil e suspensão por até 720 dias. Em caso de reincidência, os denunciados poderão sofrer até exclusão definitiva do futebol.
Leia também:
Enderson comenta suspensão de Igor Cariús no Sport: ‘Respeitamos a Justiça’ STJD notifica punição a Igor Cariús: ‘Se jogar, o Sport é desclassificado’ Defesa de Igor Cariús vê denúncia do MPGO ‘superficial’ e pede arquivamento Igor Cariús teria recebido R$ 65 mil por cartões amarelos, diz Ministério Público Sport sai em defesa de Igor Cariús, alvo da Operação Penalidade Máxima II: “Total confiança”
Tentativa frustrada
O lateral-esquerdo Igor Cariús, do Sport, teve no último dia 18 uma ordem de habeas corpus com um pedido de liminar negada pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Na prática, os advogados do atleta rubro-negro tentaram desqualificar a denúncia do Ministério Público de Goiás (MPGO), que aponta Cariús como um dos elementos denunciados pela prática de manipulação de resultados no futebol brasileiro.
Esta não foi a primeira tentativa dos advogados de Cariús pedirem o arquivamento do processo. Antes,