Ouvindo...

Santa Cruz na Série D? STJD pede manifestação da CBF antes de julgar medida

Entidade terá cinco dias para emitir posição sobre o tema; clube pernambucano quer assumir vaga do Democrata-SL

Bola da Série D do Campeonato Brasileiro

Ver resumo
  • O Santa Cruz acionou o STJD para tentar disputar a Série D de 2024
  • O órgão deu à CBF, organizadora do campeonato, cinco dias para se manifestar
  • Só depois o caso será julgado

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, vai esperar uma manifestação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para avaliar a Medida Cautelar Inominada apresentada pelo Santa Cruz para jogar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A entidade terá cinco dias para se posicionar sobre o tema.

“Somente após o recebimento da manifestação e análise dos documentos é que o presidente do STJD do Futebol dará parecer sobre o pedido do Santa Cruz”, diz nota divulgada pelo órgão nesta quinta-feira (28).

Entenda o caso

No fim da tarde desta quarta (27), o Tricolor do Arruda protocolou um pedido liminar para assumir a vaga do Democrata de Sete Lagoas na Quarta Divisão do futebol nacional. O clube pernambucano pede a suspensão do início da competição, marcado para o fim de abril, até que sua solicitação seja atendida.

De acordo com o Santa Cruz, o clube mineiro deve ser inabilitado de disputar o certame pela “ausência de critérios técnicos que justifiquem a herança da vaga”. Isso porque o Democrata-SL foi rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2023. O Jacaré irá disputar a segunda divisão do futebol estadual neste ano.

O Democrata-SL foi convidado foi convidado para pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para jogar a Quarta Divisão após as desistências de Villa Nova, Democrata-GV e Caldense.

O Santa Cruz, que entende que o convite diverge do que estabelece a Lei Geral do Esporte, entrou com um recurso administrativo na CBF antes da divulgação dos documentos técnicos da Série D. Sem diálogo, o Tricolor optou por acionar o STJD, conforme já tinha adiantado que faria o presidente Bruno Rodrigues.

Atualmente, o Tricolor do Arruda é o clube sem divisão que possui a melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC). É o 58º colocado, com 1.765 pontos, e por isso entende que tem o direito de jogar a competição.

Posição do Democrata-SL

Em seu site oficial, o Democrata-SL publicou uma nota sobre o tema na última terça-feira (26). “Fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada”, diz o texto.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.