Participe do canal e receba as notícias do Futebol do Nordeste no WhatsApp

Brasileirão Série D 2026: veja todos os representantes do Nordeste

Competição terá maior número de participantes desde que foi criada, em 2009

Taça da Série D do Campeonato Brasileiro

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 será a edição com o maior número de participantes desde a criação da competição, em 2009. Ao todo, 96 clubes disputarão o torneio, sendo 31 representantes da região Nordeste.

O regulamento da edição de 2026 prevê quatro critérios de classificação: clubes rebaixados da Série C de 2025 (critério 1), vagas obtidas por meio dos campeonatos estaduais e copas regionais (critério 2), classificados via Série D de 2025 (critério 3) e vagas definidas pelo Ranking Nacional de Clubes (critério 4).

O último clube a garantir vaga foi o Parnahyba, do Piauí, que herdou uma das vagas previstas pelo critério 4. A situação ocorreu porque o Tocantinópolis, inicialmente classificado pelo ranking, conquistou o vice-campeonato tocantinense e assegurou presença na Série D por meio do estadual, liberando a vaga no ranking.

Leia também

Formato

Mesmo com o aumento no número de equipes, o calendário da competição foi mantido com 24 datas. A Série D de 2026 terá início no dia 5 de abril e será encerrada em 13 de setembro.

Na primeira fase, os 96 clubes serão distribuídos em 16 grupos com seis equipes cada. Avançam ao mata-mata os quatro primeiros colocados de cada chave.

A segunda fase contará com 32 confrontos eliminatórios. Os 32 clubes que avançarem à terceira fase garantem presença na Série D do ano seguinte, exceto aqueles que conquistarem o acesso à Série C.

Os quatro clubes eliminados nas quartas de final disputarão playoffs por duas vagas adicionais na Série C. Eles se juntarão aos quatro semifinalistas, totalizando seis equipes promovidas à Série C de 2027.

O campeão da Série D de 2026 garante ainda vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027. Confira abaixo os representantes da região Nordeste na Série D do Brasileirão de 2026:

  • Alagoas: ASA, CSA e CSE
  • Bahia: Atlético, Jacuipense, Juazeirense e Porto
  • Ceará: Atlético, Ferroviário, Maracanã e Tirol
  • Maranhão: IAPE, Imperatriz, Moto Club e Sampaio Corrêa
  • Paraíba: Serra Branca, Sousa e Treze
  • Pernambuco: Central, Decisão, Maguary e Retrô
  • Piauí: Altos, Fluminense, Parnahyba e Piauí
  • Rio Grande do Norte: ABC, América e Laguna
  • Sergipe: Lagarto e Sergipe
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...