A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) aplicou, nesta sexta-feira (30), uma resolução administrativa ao
As punições foram baseadas no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perda dos pontos conquistados na partida, além da subtração de três pontos por jogo.
No caso do América-RN, o jogador envolvido é o lateral-direito Elias, de 20 anos. Ele foi relacionado nos três primeiros jogos do Campeonato Potiguar, mas não chegou a entrar em campo. Mesmo assim, a FNF considerou a situação irregular, já que o atleta estava inscrito com contrato amador.
No Potyguar Seridoense, a infração envolve dois jogadores na mesma condição: Toró e Fabrício, ambos também registrados como atletas não profissionais. Com a decisão, o América-RN perdeu 18 pontos na tabela, enquanto o clube do interior sofreu uma punição de 15 pontos.
O regulamento do Campeonato Potiguar determina que “é vedada a participação de atletas não profissionais que completarem 20 (vinte) anos de idade. Para fins deste parágrafo, o atleta não profissional estará regular para a disputa do Campeonato até 1 (um) dia antes do seu aniversário de 20 (vinte) anos de idade”.
Atual tricampeão potiguar, o América-RN liderava a competição com 10 pontos antes da punição. Já o Potyguar Seridoense, que somava três pontos, ocupava a 6ª colocação. Pelo regulamento do estadual, os dois últimos colocados da primeira fase são rebaixados de forma direta.
Com a perda dos pontos, o Potyguar Seridoense agora é o último colocado, com -12 e estará rebaixado caso a punição não seja revertida. Já o América-RN, agora é o vice-lanterna e precisaria vencer os três jogos restantes, além de torcer para o Globo não pontuar, para escapar do rebaixamento.
O caso agora deixa a esfera administrativa da Federação e segue para a esfera jurídica. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) vai analisar o processo. Tanto o América-RN quanto o Potyguar Seridoense já sinalizaram que irão recorrer da decisão junto às instâncias competentes.