A Nike revelou nesta quinta-feira (23) os tecidos e tecnologias que estarão nos uniformes das seleções patrocinadas pela marca na
Batizado de NIKE, Inc. Sport Offense, o movimento tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de produtos e aproximar ainda mais o processo de criação das necessidades reais dos atletas.
“Nossa estrela-guia é uma homenagem ao nosso cofundador, Bill Bowerman, e ao desafio que Kobe Bryant nos deixou: ‘Crie coisas épicas, e torne os atletas melhores’”, afirmou Phil McCartney, Chief Innovation, Design and Product Officer da Nike.
“Tudo começa e termina com a voz do atleta. Ao unirmos nossas áreas de criação, estamos acelerando o progresso e aproveitando todo o nosso potencial para entregar produtos épicos que elevam a performance.”
As quatro novas tecnologias da Nike
A empresa apresentou quatro novas plataformas que prometem redefinir o conceito de performance esportiva — e algumas delas já estarão nos uniformes da Copa:
- Aero-FIT – Novo tecido de absorção de suor com o dobro de fluxo de ar em comparação com os materiais tradicionais. A tecnologia garante mais ventilação e conforto, mesmo em condições extremas.
- Nike Mind – Plataforma desenvolvida a partir de mais de 10 anos de pesquisas em neurociência. Ela dá origem aos calçados Mind 001 e Mind 002, criados para ajudar atletas a encontrarem foco mental antes e depois das competições.
- Project Amplify – Primeiro sistema de calçado com propulsão tanto para corrida quanto para caminhada, ajudando atletas a irem mais longe e mais rápido, com menos esforço.
- Therma-FIT Air Milano – Combina a tecnologia Nike Air com controle térmico avançado, permitindo que o atleta ajuste a temperatura corporal sem trocar de camada.
“Nosso time de mentes curiosas e talentosas, aliado a recursos únicos como o Nike Sport Research Lab, nos permitirá entregar décadas de produtos disruptivos e avanços em performance”, completou McCartney. “O que sai das nossas equipes não é apenas inovador — é o tipo de trabalho que inspira, conecta e faz sentir. Essa é a nossa magia.”
Inovação de ponta
As novidades são fruto do trabalho de quase mil designers e pesquisadores que atuam nos principais centros de inovação da Nike, como o Serena Williams Building, de quase 100 mil metros quadrados, e o LeBron James Innovation Center, onde funciona o Nike Sport Research Lab.
O grupo também conta com o Bowerman Footwear Lab e uma rede de parceiros de produção ao redor do mundo.
“Somos uma equipe de sonhadores, designers e criadores com a responsabilidade de transformar os sonhos dos atletas em realidade”, disse McCartney. “Criamos soluções que eles nunca imaginaram precisar, mas das quais não vão mais querer abrir mão.”