Ouvindo...

Nike apresenta tecidos dos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Fornecedora de material esportiva inaugurou nova era de inovação esportiva

Camisa da Seleção Brasileira

A Nike revelou nesta quinta-feira (23) os tecidos e tecnologias que estarão nos uniformes das seleções patrocinadas pela marca na Copa do Mundo de 2026 — incluindo a Seleção Brasileira. O anúncio marca também uma nova fase da empresa, que passa a reunir suas equipes de Inovação, Design e Produto em uma única estrutura criativa, ao lado de Jordan Brand e Converse.

Batizado de NIKE, Inc. Sport Offense, o movimento tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de produtos e aproximar ainda mais o processo de criação das necessidades reais dos atletas.

“Nossa estrela-guia é uma homenagem ao nosso cofundador, Bill Bowerman, e ao desafio que Kobe Bryant nos deixou: ‘Crie coisas épicas, e torne os atletas melhores’”, afirmou Phil McCartney, Chief Innovation, Design and Product Officer da Nike.

“Tudo começa e termina com a voz do atleta. Ao unirmos nossas áreas de criação, estamos acelerando o progresso e aproveitando todo o nosso potencial para entregar produtos épicos que elevam a performance.”

As quatro novas tecnologias da Nike

A empresa apresentou quatro novas plataformas que prometem redefinir o conceito de performance esportiva — e algumas delas já estarão nos uniformes da Copa:

  • Aero-FIT – Novo tecido de absorção de suor com o dobro de fluxo de ar em comparação com os materiais tradicionais. A tecnologia garante mais ventilação e conforto, mesmo em condições extremas.
  • Nike Mind – Plataforma desenvolvida a partir de mais de 10 anos de pesquisas em neurociência. Ela dá origem aos calçados Mind 001 e Mind 002, criados para ajudar atletas a encontrarem foco mental antes e depois das competições.
  • Project Amplify – Primeiro sistema de calçado com propulsão tanto para corrida quanto para caminhada, ajudando atletas a irem mais longe e mais rápido, com menos esforço.
  • Therma-FIT Air Milano – Combina a tecnologia Nike Air com controle térmico avançado, permitindo que o atleta ajuste a temperatura corporal sem trocar de camada.

“Nosso time de mentes curiosas e talentosas, aliado a recursos únicos como o Nike Sport Research Lab, nos permitirá entregar décadas de produtos disruptivos e avanços em performance”, completou McCartney. “O que sai das nossas equipes não é apenas inovador — é o tipo de trabalho que inspira, conecta e faz sentir. Essa é a nossa magia.”

Leia também

Inovação de ponta

As novidades são fruto do trabalho de quase mil designers e pesquisadores que atuam nos principais centros de inovação da Nike, como o Serena Williams Building, de quase 100 mil metros quadrados, e o LeBron James Innovation Center, onde funciona o Nike Sport Research Lab.

O grupo também conta com o Bowerman Footwear Lab e uma rede de parceiros de produção ao redor do mundo.

“Somos uma equipe de sonhadores, designers e criadores com a responsabilidade de transformar os sonhos dos atletas em realidade”, disse McCartney. “Criamos soluções que eles nunca imaginaram precisar, mas das quais não vão mais querer abrir mão.”

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.