O meia-atacante Álvaro Barreal é considerado um trunfo no Santos por conta de sua versatilidade. Ex-Cruzeiro, o argentino de 24 anos pode atuar em diferentes faixas do campo e mostrou isso no amistoso contra o Coritiba, no último domingo (16).
Na goleada do Peixe sobre o Coxa, Barreal atuou como lateral-esquerdo, na vaga que normalmente é ocupada por Escobar. O jogador também pode jogar como meia-armador, meia pela direita e ponta-esquerda.
A avaliação interna no Santos é de que, em uma temporada extensa, com muitos jogos, é importante ter atletas com a capacidade de desempenhar mais de uma função.
Nesta temporada, por exemplo, Soteldo já atuou como meia-armador e ponta direita. Thaciano, por sua vez, pode atuar como atacante, segundo atacante, aberto pelos lados e até como meia-atacante.
Neste primeiro momento, a tendência é que Barreal seja alternativa no banco de reservas. A grande dúvida de Pedro Caixinha gira em torno da utilização de Benjamín Rollheiser, que tem agradado no dia a dia com a sua capacidade para armar o time.
O Santos contratou Barreal por empréstimo válido até o final desta temporada. O camisa 21, que defendeu o Cruzeiro em 2024, pertence ao FC Cincinnati, da MLS (Major League Soccer).