A torcida do Santa Cruz sofreu para entrar na Arena de Pernambuco, antes do clássico contra o Sport, neste sábado (20), pelo Campeonato Pernambucano. Além de relatarem problemas com as catracas do estádio, torcedores reclamaram a truculência da polícia.
Na ocasião, centenas de torcedores se aglomeraram no portão de acesso ao estádio, que tem estrutura de Copa do Mundo - recebeu jogos da primeira fase e das oitavas de finais do Mundial, em 2014. Imagens que circulam nas redes sociais (ver vídeo acima) mostram os torcedores tratados com truculência pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
O público de aproximadamente 20 mil pessoas no jogo vencido pelo Sport, apenas cerca de cinco mil eram tricolores. Ainda assim, os torcedores corais relataram truculência da Polícia Militar de Pernambuco na entrada à arena, assim como filas superiores a 30 minutos para acesso ao estádio.
“Alguém precisa falar sobre o que fizeram com nossa torcida. Crianças, gestantes e idosos passando mal, três bloqueios, catracas quebradas. E não foi porque a torcida deixou para entrar de última hora, falando por mim estava na fila para entrar desde as 15h e só consegui entrar com cinco minutos de jogo. Teve torcedor nosso entrando com três minutos do segundo tempo. Foi um absurdo o que aconteceu”, relatou o torcedor Jefferson Santos.
A Itatiaia entrou em contato com as assessorias de comunicação da Arena de Pernambuco, administrada pelo Governo de Pernambuco, que justificou ser do clube mandante, ou seja, do Sport, a responsabilidade da operação do jogo.
A Polícia Militar de Pernambuco, por sua vez, informou “que fez a contenção da massa de pessoas, utilizando de técnicas para controle de multidões, evitando dessa forma que pessoas se ferissem ou fossem pisoteadas, liberando aos poucos o público a medida que os acessos ficavam livres”.
Nota da Arena de Pernambuco na íntegra
A Arena de Pernambuco já estava pronta para receber o público antes da abertura dos portões. Os estacionamentos foram abertos às 11h para receber todo o público com tranquilidade, ajudando a mobilidade fluir de forma satisfatória.
Embora nossa equipe apoie no que diz respeito à infraestrutura de limpeza, segurança patrimonial, gramado, climatização, iluminação e mobilidade, a operação do jogo é de responsabilidade do clube mandante que realize jogos na Arena de Pernambuco.
Nota da PMPE na íntegra
A Polícia Militar informa que realizou em conjunto com representantes dos clubes, Arena Pernambuco e entes envolvidos, o planejamento operacional do clássico pernambucano Sport x Santa Cruz.
Para essa partida a PMPE empenhou 666 policiais militares distribuídos na área interna e externa, garantindo a segurança nos principais acessos ao local do jogo e nas estações de metrô e terminais integrados de passageiros que receberam reforço do policiamento motorizado.
A PMPE esclarece que foi notificada pelo clube mandante às 20h da sexta-feira (19) que a torcida visitante teria o número de 2200 ingressos disponíveis, aumentado para 6.000 ingressos, sob a alegação que estaria atendendo aos 20% da capacidade da Arena Pernambuco, descumprindo dessa forma com a capacidade operacional planejada para essa partida, não atendendo a outros requisitos de segurança, pois não aumentou o número de catracas, gradis, leitores manuais e profissionais nos portões de acesso.
A PMPE informa que fez a contenção da massa de pessoas, utilizando de técnicas para controle de multidões, evitando dessa forma que pessoas se ferissem ou fossem pisoteadas, liberando aos poucos o público a medida que os acessos ficavam livres. A PMPE reforça seu compromisso com a segurança e a ordem pública, garantindo o bem-estar da sociedade pernambucana.
Passado alvoroço do clássico, tivemos um resultado injusto pelo que foi apresentado em campo. Certo, acontece.
— Jefferson Santos ⚫⚪🔴 (@JeffersonHPS) January 21, 2024
Entretanto alguém precisa falar sobre o que fizeram com nossa torcida hoje na #Arena, criança, gestantes e idosos passando mal, 3 bloqueios, catracas quebradas [...] pic.twitter.com/tp4Jc4G3UF
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.