A Arena Pernambuco sugeriu a alteração das datas das semifinais do
De acordo com a administração do estádio, o gramado não estará em condições ideais de uso nos dias 11 e 12 de fevereiro, datas previstas para os jogos decisivos do Estadual. A justificativa envolve o desgaste causado pelos 11 jogos da primeira fase da competição e pela realização de um evento internacional de grande porte no dia 31 de janeiro.
Veja a nota da Arena Pernambuco
“A Arena de Pernambuco comunica que está disponibilizando as datas 18 e 19 de fevereiro para a realização das próximas partidas das semifinais do Campeonato Pernambucano. Ressaltamos que estamos em trabalho intensivo com toda a tecnologia disponível para a recuperação do gramado, cientes de que, nas referidas datas, o campo ainda não estará em condições plenas, no entanto, atenderá a necessidade do momento.
Informamos ainda que a direção da Arena de Pernambuco, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social, já definiu sobre a garantia da segurança de todos que estarão presentes nos jogos.
As atuais condições do gramado decorrem da realização de 11 jogos da primeira fase do Campeonato Pernambucano, além da realização de um evento internacional de grande porte realizado no dia 31 de janeiro, que ocorreu simultaneamente em cinco arenas em todo o país, o que acarretou impactos consideráveis no campo.
Diante desse cenário, acontecerá, nesta segunda-feira (09), uma reunião entre a administração da Arena, a Federação Pernambucana de Futebol, os clubes interessados em mandar seus jogos ao local e a empresa que executa os procedimentos de manejo do gramado. O encontro terá como objetivo tratar os termos e as condições para a utilização do equipamento nas próximas partidas do Campeonato Pernambucano 2026.
Reforçamos o compromisso da Arena de Pernambuco em trabalhar de forma responsável, transparente e técnica, para garantir a segurança e o conforto de todos os frequentadores do equipamento”.
Sport e Náutico divergem
Tanto Sport quanto Náutico se mostraram contrários à mudança no calendário das semifinais.
O Leão da Ilha do Recife argumenta que qualquer alteração comprometeria o planejamento esportivo e operacional do clube, elaborado com base nas datas previamente definidas.
Já o Timbu adotou um tom mais contundente. O clube destacou que o Arruda está apto para receber o jogo de ida, marcado para esta quarta-feira (11), e afirmou que a realização da partida com portões fechados é uma condição exclusiva do mandante, não podendo servir de justificativa para alteração do calendário.
Veja a nota do Sport
“O Sport Club do Recife vem a público manifestar que é completamente contrário as possíveis alterações de datas das semifinais do Campeonato Pernambucano.
Já há dez dias, passada a primeira fase no Estadual, o elenco profissional rubro-negro segue o calendário definido de forma oficial, com um planejamento guiado com a premissa das datas dos jogos, estabelecidas desde o início.
Uma possível mudança iria prejudicar tal planejamento, no que toca tanto ao futebol, com possível empilhamento de partidas decisivas ao início de outras competições, e também na operação de jogos, que sempre envolve planejamento prévio, assim como previsibilidade de receita.
Reafirmamos nosso compromisso de entrar em campo durante esta semana, seguindo o fluxo normal acordado com os demais clubes na disputa”
Veja a nota do Náutico
“O Estádio do Arruda encontra-se apto para a realização da partida de ida, marcada para esta quarta-feira (11). A exigência de portões fechados decorre exclusivamente de uma condição do mandante e não pode, em hipótese alguma, servir de argumento para a modificação do calendário previamente estabelecido.
O Náutico conquistou em campo, de forma legítima, ao terminar a primeira fase na liderança, o direito a avançar diretamente para as semifinais, conforme previsto no formato da competição. Qualquer tentativa de alteração dessas datas representa uma quebra direta da isonomia esportiva, ao modificar condições que foram aceitas por todos os clubes antes do início do campeonato.
Não se trata apenas de local de jogo, mas de respeito às regras. Alterar o calendário neste momento significa interferir no equilíbrio da competição, criando um precedente grave.
O Clube possui planejamento esportivo e operacional definido desde o ano passado, com metas claras e organização de calendário, incluindo a programação de treinos e períodos de recuperação alinhados às datas de jogos definidas antes do início da competição.
Diante disso, o Clube Náutico Capibaribe se posiciona de forma firme e inequívoca contra qualquer alteração na data das semifinais, exigindo o cumprimento do regulamento, a manutenção do calendário e o respeito ao mérito esportivo conquistado dentro de campo”.