Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Fim da freguesia? Fluminense começa a decidir a Recopa contra a LDU, carrasco continental

Tricolor chega à quarta final continental e a terceira diante dos equatorianos; Tricolor perdeu todos os torneios contra a equipe de Quito

O maior pesadelo do Fluminense está de novo em seu caminho continental. O Tricolor começa a decidir nesta quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, a Recopa Sul-Americana. E o rival será seu maior carrasco continental: a LDU.

Acompanhe todos os lances do jogão na Itatiaia!

Leia também

Esta é a terceira final, no terceiro torneio diferente na América do Sul, entre as duas equipes. Em 2008 e 2009, os equatorianos foram avassaladores e ficaram com a taça. E os dois títulos foram dentro do Maracanã.

A primeira decisão foi da Copa Libertadores. No primeiro jogo, vitória de 4 a 2, em Quito, para a LDU, e triunfo do Flu por 3 a 1, no Maracanã. Nos pênaltis, o Flu sucumbiu.

Um ano depois, agora pela Copa Sul-Americana, veio a chance da revanche e um novo balde de água fria. No Equador, massacre de 5 a 1 para a LDU, que encaminhou a taça para o mesmo Maracanã. No Rio de Janeiro, o Flu venceu por 3 a 0, mas viu novamente o caneco ficar com o time de Quito.

Dessa vez, o Flu é o favorito. Além de atual campeão da Copa Libertadores, a equipe carioca chega contra um rival instável, que acabou de trocar de treinador. Josep Alcácer, espanhol, fará sua estreia na equipe. Será o primeiro jogo oficial da LDU em 2024.

Com um time mais estruturado do que os equatorianos, o Flu quer sair vivo do Equador, o que não conseguiu nas outras finais. Se for campeão, será a primeira taça do torneio para os cariocas. A LDU foi bicampeã da Recopa em 2009 e 2010.

As equipes já se enfrentaram em oito oportunidades, com quatro vitórias do Fluminense, três da LDU e um empate. Em Quito, o Fluminense nunca venceu.

Pedra no sapato dos brasileiros

Vencer brasileiros em finais é com o time equatoriano. Além dos dois títulos sobre o Fluminense, a LDU já faturou a própria Recopa diante do Internacional, em 2009, e a Copa Sul-Americana contra o Fortaleza, no ano passado.

A LDU enfrentou times do Brasil 55 vezes na história. Ao todo, são 20 vitórias, sete empates e 28 derrotas. Porém, quatro taças em confrontos diretos. No ano passado, eliminou o São Paulo na Copa Sul-Americana.

Acompanhe todos os lances do jogão na Itatiaia!

LDU-EQU x Fluminense

LDU-EQU

Alexander Domínguez; José Quintero, Facundo Rodríguez, Ricardo Adé e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi, Mauricio Martínez; Renato Ibarra, Jhojan Julio e Sebastián González; Mauricio Gómez. Técnico: Josep Alcácer.

Fluminense

Fábio; Guga, Thiago Santos (Antônio Carlos), Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Arias, Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Motivo: Primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana
Local: Estádio Casa Blanca, Quito, no Equador
Data e hora: 22 de fevereiro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Jhon Gallego (COL)
Arbitro de vídeo: Nicolás Gallo (COL)

Transmissão:
ESPN e Star+

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais