Na partida de ida da Recopa Sul-Americana, o Racing deu um passo gigantesco para conquistar o título inédito. Com gols de Vietto e Adrian Martínez, o time argentino venceu o Botafogo por 2 a 0 no El Cilindro, em Buenos Aires, na Argentina.
O Botafogo repetiu as atuações ruins de 2025 e, escapou de sofrer uma derrota ainda pior. O zagueiro Alexander Barboza, com falhas nos dois gols, foi o pior da partida.
A partida de volta acontece na próxima quinta (27), no Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília). Para ser campeão, o Botafogo terá que vencer por três gols de diferença.
Uma vitória por dois gols do Alvinegro levará a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado dá o título ao Racing.
Antes, o Glorioso tem o clássico contra o Vasco, na última rodada da Taça Guanabara, no domingo (23).
Pênalti infantil de Barboza
Empurrado pelo El Cilindro lotado, o Racing tentou ditar o ritmo da partida e controlar as ações ofensivas, mas o Botafogo, com o meio de campo reforçado, logo deixou o jogo equilibrado.
A verdade é que os primeiros minutos foram de muita entrega, mas de poucas chances. Na primeira escapada do Racing, John saiu muito bem para abafar o chute de Martínez, aos 18.
Aos 24, um dos atletas mais experientes do Botafogo vacilou. Em disputa com Martínez, Barboza atingiu o rosto do atacante com o braço. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti.
Vietto marca e sai!
Principal nome da equipe, Vietto cobrou com categoria e abriu o placar: 1 a 0 no El Cilindro aos 30 minutos. O camisa 10, que era dúvida para o jogo, pediu para sair aos 35, com dores.
Com muitas interrupções do juiz Felipe Alveal e reclamações de lado a lado, o jogo ficou picotado até o apito final, ainda antes dos 48 minutos, apesar das várias paralisações.
R
Na volta do intervalo, o Racing ameaçou uma pressão, apostando nos avanços pelas laterais. A sequência de faltas e quedas dos próprios argentinos, contudo, travou o ritmo do jogo.
Como o Botafogo não encontrou-se em campo, Caçapa mexeu na estrutura ao sacar Allan para a entrada de Rwan Cruz. A postura logo mudou, mas Barboza, outra vez, falhou.
Adrian Martínez vibra com o segundo gol do Racing na ida da Recopa Sul-Americana
De novo, Barboza?
O zagueiro avançou com a bola e partiu para a área adversária. No cruzamento errado de Vitinho, o Racing contra-atacou e aproveitou a desorganização da zaga.
Coube ao centroavante Adrían Martínez tocar com categoria, encobrindo o goleiro do Botafogo: 2 a 0 e festa no El Cilindro aos 17 minutos da segunda etapa!
O responsável por manter o Botafogo na disputa pelo título foi John. O camisa 12 fez três defesas importantes e garantiu a disputa pelo título no Nilton Santos, na próxima quinta (27).
Cuiabano expulso!
Cuiabano foi outra aposta de Caçapa. O lateral-esquerdo até ameaçou ofensivamente, mas acabou expulso após dar um chute no rosto de um adversário após sofrer uma falta.
Racing-ARG 2x0 Botafogo
Racing
Gabriel Arias; Di Césare, Colombo e Quirós; Martirena, Juan Nardoni, Zuculini e Rojas; Vietto (Zaracho), Adrían Martínez e Salas (Ignácio Rodríguez) - Técnico: Leandro Sena.
Botafogo
John; Vitinho, Danilo Barbosa, Barboza e Alex Telles; Allan (Rwan Cruz), Newton, Marlon Freitas e Savarino (Kauê); Matheus Martins (Cuiabano )e Igor Jesus - Técnico: Fábio Carille.
Gols: Vietto (30'/1ºT) e Adrían Martínez (17/2ºT), do Racing
Cartão amarelo: Di Césare, Zuculini, Martinera, Nardoni, Gustavo Costas (RAC); Barboza, Danilo Barbosa, Newton, Rwan Cruz (BOT)
Cartão vermelho: Cuiabano (BOT)
Renda e público: Ainda não informados.
Motivo: Jogo de ida da Recopa Sul-Americana
Data e hora: 20 de fevereiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio El Cilindro, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Felipe Andrés Gonzales Alveal (Chile)
Assistentes: Jose Retamal Silva (Chile) e Miguel Andres Rocha Svigilsky (Chile)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Alejandro Carvajal Molina (Chile)