O
Esta será a nona vez que o Alvinegro disputa uma decisão de torneio continental. Até o momento, o retrospecto do Galo é de 50% em finais - com quatro títulos e quatro vice-campeonatos.
Abaixo, a Itatiaia lista as aparições do Atlético em finais continentais.
Torcida do Atlético esgota ingressos para transmissão da Sul-Americana na Arena MRV Final da ‘Sula': orientações para entrada da torcida do Atlético no Paraguai
Desempenho do Atlético em finais continentais
Copa Libertadores
O desempenho do Atlético em finais da
Já na segunda final, disputada em 2024, o Alvinegro amargou o vice-campeonato diante do Botafogo em pleno Monumental de Nuñez, na Argentina, após ser derrotado por 3 a 1.
Copa Conmebol
Na Copa Conmebol, o desempenho do Atlético em finais é positivo. Ao todo, o clube disputou três decisões e faturou o título em duas oportunidades.
Em 1992, o Galo conquistou a primeira taça do torneio sobre o Olímpia, no Estádio Osvaldo Domínguez, em Assunção. Na ida, o Alvinegro venceu os paraguaios por 2 a 0. Já na volta, o clube mineiro foi derrotado por 1 a 0, mas assegurou o primeiro troféu da competição.
Na segunda final, disputada em 1995, o Atlético amargou o vice-campeonato diante do Rosario Central, da Argentina. Após vencer o jogo de ida, no Mineirão, por 4 a 0, o Galo perdeu o jogo da volta pelo mesmo placar e foi derrotado nos pênaltis por 4 a 3.
Por fim, a última participação do clube alvinegro em uma decisão da Copa Conmebol foi em 1997. Naquela decisão, o Galo enfrentou o Lanús. Na ida, o Atlético venceu o time argentino por 4 a 1. Já no jogo de volta, alvinegros e granates empataram por 1 a 1. O resultado garantiu o bicampeonato atleticano.
Copa Ouro
O Atlético disputou uma final da Copa Ouro, em 1993. O torneio reunia os campeões de torneios organizados pela Conmebol no ano anterior. Na ocasião, o Galo foi derrotado pelo Boca Juniors, por 1 a 0, na Bombonera, no jogo de volta da decisão e ficou com o vice da competição. No duelo de ida, brasileiros e argentinos haviam empatado por 0 a 0, no Mineirão.
Copa Master
A Copa Master foi um torneio disputado em uma única edição, em 1996, que reunia os campeões da Copa Conmebol entre os anos de 1992 e 1995.
Na final, o Alvinegro encarou o São Paulo em jogo único, disputado em Cuiabá. O Tricolor Paulista venceu a partida por 3 a 0 e ficou com a taça.
Recopa Sul-Americana
Em 2014, Atlético e Lanús voltaram a se enfrentar em uma final continental. Desta vez, o torneio em disputa foi a Recopa Sul-Americana, que colocou frente a frente o campeão da Libertadores e o da Sul-Americana, respectivamente, da temporada 2013.
Na ida, disputado na Argentina, o Alvinegro venceu o Granate, por 1 a 0. Já o duelo de volta, no Mineirão, foi envolto de muita emoção e reviravolta. Por fim, o Atlético venceu o Lanús, por 4 a 3 na prorrogação, e faturou um título inédito.
Esta foi a última conquista internacional da história do clube mineiro.
Desempenho do Atlético em finais continentais
- Copa Libertadores - 1 título (2013) e 1 vice-campeonato (2024)
- Copa Conmebol - 2 títulos (1992 e 1997) e 1 vice-campeonato (1995)
- Copa Ouro - 1 vice-campeonato (1993)
- Copa Master - 1 vice-campeonato (1996)
- Recopa Sul-Americana - 1 título (2014)