O Palmeiras tem uma política clara de aproveitamento das categorias de base, que se reflete no atual elenco profissional. Quase 40% do grupo é formado por crias da Academia de Futebol. Essas peças, por sinal, estão distribuídas em todas as posições e são acionadas com frequência pelo técnico Abel Ferreira.
O atual grupo de jogadores do Alviverde é formado por 30 atletas. Desses, 11 são frutos do trabalho de formação do clube (veja lista completa abaixo). Essa relação representa exatamente 36,6% do elenco principal.
De todos esses atletas, apenas os goleiros Mateus Oliveira e Kaique não ganharam oportunidades de jogo com o técnico Abel Ferreira nesta temporada. Outros, contudo, são figuras frequentes. A figura mais proeminente é o atacante Endrick.
Além dele, o meia John John tem grande confiança do técnico Abel Ferreira. Ele disputou todos os nove jogos do time neste ano.
Grupo de apoio
A contagem de jogadores da base no elenco principal do Palmeiras pode aumentar em breve. Isso porque o clube trabalha com um grupo de atletas formados na Academia que dão apoio aos profissionais.
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Jogadores revelados pelo Palmeiras no elenco principal
Goleiros
Mateus Oliveira
Kaique
Zagueiros
Naves - 3 jogos em 2024
Lateral-direito
Garcia - 2 jogos em 2024
Lateral-esquerdo
Vanderlan - 3 jogos em 2024
Volantes
Fabinho - 5 jogos em 2024
Gabriel Menino - 7 jogos em 2024
Meias
John John - 9 jogos em 2024
Luís Guilherme - 5 jogos em 2024
Atacantes
Estêvão - 3 jogos em 2024
Endrick - 2 jogos em 2024 (passou maior parte da temporada no Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira)
Preocupação de Abel Ferreira
O técnico português utiliza os jovens da base com frequência, mas já revelou ter uma preocupação com a pressa em atingir altos patamares.
“Eles trabalham conosco de forma diária, mas uns estão mais à frente e outros mais atrás. Isso é natural com esses meninos. Todos acham que podem ser o Endrick. Não só eles, como os empresários, os pais... Tudo isso tem influência grande na cabeça deles. Mas o tempo deles não é igual para todos”, declarou.