A FIFA revelou, na tarde desta quinta-feira (14), o design do troféu que será erguido pelo campeão do Super Mundial de Clubes, no ano que vem. O artefato não conta com o tradicional formato de taça e foi produzido em colaboração com a joalheria global de luxo Tiffany & Co.
Detalhes do troféu
Banhado a ouro de 24 quilates, o troféu do Super Mundial de Clubes da FIFA apresenta inscrições gravadas a laser em ambos os lados, exibindo texto e imagens que retratam a rica história do futebol. As inscrições incluem um mapa-múndi e os nomes de todas as 211 Associações-membro da FIFA e das seis confederações.
O disco central do troféu exibe uma série de ícones tradicionais do futebol, incluindo símbolos de estádios, equipamentos e um mapa-múndi. A taça também apresenta gravuras em 13 idiomas e Braille. Há espaço disponível para gravar a laser os emblemas dos clubes vencedores para 24 edições do torneio.
O troféu apresenta símbolos celestes representando as posições aproximadas dos planetas na época da fundação da FIFA no sábado, 21 de maio de 1904 em Paris, França, e da partida de abertura do torneio em 15 de junho de 2025 em Miami, EUA. Ele ainda conta com uma frase inspiradora: “A história pertence a vocês!”.
Super Mundial de Clubes
O Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos, com 32 times divididos em oito grupos com quatro clubes cada. As equipes de cada chave se enfrentam e os dois melhores avançam para as oitavas de final, com a sequência sendo em mata-mata único.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os times brasileiros já confirmados na disputa. Atlético-MG ou Botafogo, que decidem o campeão da Libertadores no próximo dia 30, também duelam pela última vaga da América do Sul. Além dos brasileiros, River Plate e Boca Juniors são os outros sul-americanos que estarão no Mundial, via ranking.
Recentemente, a Fifa anunciou todas as 12 sedes do torneio, com a final sendo disputada no MetLife Stadium, em Nova York. A primeira edição da competição está marcada para acontecer entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos.