Apesar de eliminado pelo Borussia Dortmund-ALE nesta terça-feira (16) na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid, da Espanha, está classificado para o novo
A confirmação chegou após a eliminação de outro espanhol, o Barcelona, também nas quartas de final da Champions nesta terça. O time espanhol perdeu para PSG.
Com isso, o Atlético de Madrid se qualificou via ranking como segundo representante da Espanha, junto com o Real Madrid.
Pelo regulamento, cada país só pode ter dois participantes, a não ser que mais equipes vençam o campeonato continental de clubes. É o caso do Brasil, por exemplo, que já tem três confirmados, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que foram campeões das três últimas edições da Libertadores.
Dos 12 europeus que disputarão o Super Mundial, 11 já estão assegurados. A última vaga será do Arsenal, da Inglaterra, ou do RB Salzburg, da Áustria. Para se garantir no Mundial, os ingleses precisam ganhar esta edição da Champions. Se não conseguirem, a vaga será dos austríacos via ranking.
Se for Palmeiras, Flamengo ou Fluminense o vencedor, abre uma terceira vaga pelo ranking, que não pode ser para brasileiros. Os argentinos River Plate e Boca Juniors estão bem colocados.
Os 22 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense - campeão da Libertadores de 2023
Europa (12 vagas)
- Chelsea - Inglaterra
- Real Madrid - Espanha
- Manchester City - Inglaterra
- Porto - Portugal
- Benfica - Portugal
- Inter de Milão - Itália
- PSG - França
- Bayern de Munique - Alemanha
- Borussia Dortmund - Alemanha
- Juventus - Itália
- Atlético de Madrid - Espanha
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey - México
- Seattle Sounders - EUA
- León - México
África (4 vagas)
- Al-Ahly - Egito
- Wydad Casablanca - Marrocos
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal - Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds - Japão
Oceania (1 vaga)
- Auckland City - Nova Zelândia