Ouvindo...

Times

Atalanta e Bayer Leverkusen decidem a Europa League em busca de ano histórico

Equipes duelam em Dublin nesta quarta-feira (22) em duelo que vai definir temporada histórica para italianos ou alemães

Atalanta e Bayer Leverkusen decidem, nesta quarta-feira (22), a Europa League da temporada 2023/24. As equipes se enfrentam às 16h (de Brasília) no Aviva Stadium, em Dublin, capital da Irlanda.

Tanto italianos como alemães seguem em busca de uma temporada histórica. Por um lado, a Atalanta vem fazendo grandes campanhas nos últimos anos e quer conquistar o primeiro título internacional a história, naquele que também seria o primeiro troféu da carreira do técnico Gian Piero Gasperini, de 66 anos.

Por outro lado, o Bayer Leverkusen se recusa a perder na temporada após 51 jogos. Campeão alemão invicto, os comandados de Xabi Alonso também estão na decisão da Copa da Alemanha e fazem apenas mais dois jogos na temporada. Em caso de duas vitórias, o time alemão terá conquistado a Tríplice Coroa de forma invicta, fato inédito na história do futebol.

Vale lembrar que, mais uma vez, a Europa League terá um brasileiro levantando o troféu. Na Atalanta, estão o zagueiro Rafael Tolói (naturalizado italiano) e o meia Éderson, enquanto o Leverkusen conta com o lateral-direito Arthur.

Leia também

Campanha da Atalanta na Europa League

O time italiano terminou o grupo D em 1º, acima de Sporting-POR, Sturm-AUT e Raków Częstochowa-POL. Foram 14 pontos somados após quatro vitórias e dois empates.

Na condição de campeã do grupo, a Atalanta se classificou diretamente para as oitavas de final, onde reencontrou o Sporting e avançou com vitória por 3x2 no agregado. Na sequência, os italianos superaram Liverpool-ING (3x1 no agregado) e Olympique de Marselha-FRA (4x1 no agregado) até a decisão.

No geral, a Atalanta fez 12 jogos na Europa League, com sete vitórias, quatro empates e uma derrota.

Campanha do Bayer Leverkusen na Europa League

Assim como a Atalanta, o Leverkusen foi campeão do grupo e avançou diretamente às oitavas. O time alemão somou 18 pontos na chave H, com seis vitórias em seis jogos, acima de Qarabag-AZE, Molde-NOR e Hacken-SUE.

O adversário das oitavas foi o Qarabag, repetindo duelo da fase de grupos. No sufoco, os alemães se classificaram com 5x4 no placar agregado. O caminho para a final também teve eliminações contra West Ham-ING (3x1 no agregado) e Roma-ITA (4x2 no agregado).

Assim como todas as competições da temporada, o Leverkusen segue invicto na Europa League, com nove vitórias e três empates em 12 jogos. Os comandados de Xabi Alonso também são donos do melhor ataque da competição, com 31 gols marcados.

Retrospecto do duelo é curto

As equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pela própria Europa League. Em 2021/22, Atalanta e Leverkusen disputaram as oitavas de final da competição, com duas vitórias dos italianos: 3x2 em casa e 1x0 fora.

Atalanta x Bayer Leverkusen

Provável Atalanta

Marco Carnesecchi; Rafael Tolói, Hien, Djimsiti; Davide Zappacosta, Pasalic, Ederson, Ruggeri; Koopmeiners e Charles de Ketelaere; Ademola Lookman. Técnico: Gian Piero Gasperini.

Provável Bayer Leverkusen

Lukáš Hrádecký; Edmond Tapsoba, Jonathan Tah e Piero Hincapié; Granit Xhaka, Exequiel Palacios, Jeremie Frimpong e Alejandro Grimaldo; Florian Wirtz, Amine Adli e Victor Boniface. Técnico: Xabi Alonso.

Motivo: final da Europa League 2023/24
Data e horário: quarta-feira, 22 de maio de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Aviva Stadium, em Dublin, na Irlanda

Árbitro: Istvan Kovacs-ROM
Assistentes: Vasile Florin Marinescu-ROM e Mihai Ovidiu Artene-ROM
VAR: Pol van Boekel-HOL


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais