Atalanta e Bayer Leverkusen decidem nesta quarta-feira (22) a Europa League na temporada 2023/24. As equipes se enfrentam às 16h (de Brasília) no Aviva Stadium, em Dublin, capital da Irlanda.
Apesar de bons números na atual campanha, ambas as equipes podem ser diferenciadas pelo momento dos técnicos. De um lado, está Gian Piero Gasperini, de 66 anos, técnico da Atalanta desde 2016; e do outro, Xabi Alonso, de apenas 42 anos, que treina o Leverkusen desde 2022 e está na primeira experiência como técnico principal de futebol.
Além da diferença de idade e tempo de profissão, o histórico de conquistas é um comparativo curioso entre os dois comandantes. Isso porque Gasperini, mesmo com 20 anos de carreira, nunca conquistou um título. Alonso, por sua vez, está na segunda temporada como treinador e já fez história no comando do Bayer Leverkusen.
Em 2023/24, o espanhol comandou a primeira conquista do clube alemão na Bundesliga e ainda não perdeu na temporada após 51 partidas. O Leverkusen ainda busca o segundo título da história tanto na Copa da Alemanha como na Europa League, podendo conquistar a Tríplice Coroa de forma invicta, algo inédito na história do futebol.
Gasperini pode não ter causado o mesmo impacto que o rival desta quarta, mas certamente é um nome histórico na Atalanta, já que classificou a equipe para a Champions League pela primeira vez e repetiu o feito por duas temporadas consecutivas.
Com histórias já reconhecidas e diferenças importantes na caminhada pelas equipes, Gasperini e Alonso também são protagonistas da final da Europa League. Entretanto, só um deles poderá colocar o nome na história do esporte pela dimensão da conquista tanto para a Atalanta como para o Bayer Leverkusen.