Ouvindo...

Times

Conheça os brasileiros que estão na final da Europa League 2023/24

Crias da base de América, Cruzeiro e Goiás são representantes do Brasil no duelo desta quarta-feira (22) entre Atalanta e Bayer Leverkusen

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil terá um jogador campeão da Europa League. Nesta quarta-feira (22), Atalanta-ITA e Bayer Leverkusen-ALE fazem a final da competição na temporada 2023/24, em confronto no Aviva Stadium, em Dublin, capital da Irlanda.

Em 2022, o zagueiro Tuta foi campeão com o Eintracht Frankfurt-ALE, enquanto em 2023, Marcão (zagueiro), Alex Teles (lateral-esquerdo) e Fernando (meia) estavam no elenco campeão com o Sevilla-ESP.

Nesta temporada, tanto alemães como italianos contam com atletas brasileiros no elenco. Do lado da Atalanta, os representantes são o zagueiro Rafael Tolói, que é naturalizado italiano, e o meia Éderson. Já o Leverkusen tem no elenco o lateral-direito Arthur.

Leia também

Rafael Tolói

Mineiro de Glória D’Oeste, o defensor foi revelado pelo Goiás e teve boa passagem pelo São Paulo. Desde 2015, Tolói é jogador da Atalanta e passou por grandes momentos pela equipe, incluindo todas as classificações para a Champions League nas últimas temporadas.

Em 2021, o jogador se naturalizou italiano e fez parte do elenco campeão da Eurocopa no mesmo ano. Outro título de destaque do jogador, apesar da menor expressão, é a Série B do Campeonato Brasileiro de 2012 com o Esmeraldino.

Éderson

Apesar da passagem pelo Desportivo Brasil, de São Paulo, o meia foi revelado pelo Cruzeiro em 2019. Nos dois anos seguintes, Éderson defendeu Corinthians e Fortaleza, antes de partir para o futebol italiano.

Primeiro, ele defendeu a Salernitana, e nas duas últimas temporadas, se tornou peça de destaque no meio-campo da Atalanta. Os únicos títulos da carreira de Éderson são estaduais: em 2019, pelo Cruzeiro, e em 2021, pelo Fortaleza.

Arthur

Cria da base do América, o lateral Arthur rapidamente caiu nas graças da torcida do Coelho e chamou a atenção do futebol internacional. Ele estreou como profissional na temporada 2022, e no ano seguinte, foi negociado com o Bayer Leverkusen, mas sofreu grave lesão e soma apenas cinco jogos na temporada mágica do time comandado por Xabi Alonso.

Tendo em vista a possível saída de Frimpong, atual titular na lateral-direita, o jovem brasileiro pode ganhar espaço na próxima temporada e se firmar como realidade no futebol europeu.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Leia mais