O dinamarquês Martin Braithwaite foi o grande nome do Grêmio na vitória contra o Cuiabá, neste sábado (11), na Arena Pantanal. O time de Renato Gaúcho engatou sua terceira vitória consecutiva na Série A do Campeonato Brasileiro.
Estreante no Tricolor Gaúcho, o ex-jogador do Barcelona fez um gol contra, mas se redimiu marcando dois gols para o Imortal. O outro tento gremista foi assinado pelo jovem Gustavo Nunes.
Sem querer, Braithwaite completou contra a própria meta após escanteio do Cuiabá no início do segundo tempo. O camisa 22 deu a volta por cima com os dois gols que deram o triunfo ao Grêmio.
A carreira de Braithwaite
Braithwaite chegou ao Grêmio em julho como grande aposta para o ataque. Aos 33 anos, o nórdico é dono de um currículo extenso no futebol europeu.
Revelado pelo Esbjerg-DIN, o centroavante ganhou destaque para o futebol europeu com o Toulouse-FRA. Depois, teve breves passagens por Middlesbrough-ING e Bordeaux-FRA, até chegar ao Leganés, onde teve bons momentos e chamou a atenção do Barcelona.
Braithwaite passou três temporadas no Barça. O jogador foi contratado de forma surpreendente como uma alternativa ao ataque culé. Ele terminou sua trajetória no Camp Nou com 57 jogos e 10 gols.
MARTIN BRAITHWAITE |
— FC Barcelona (@FCBarcelona) February 24, 2020
Win his signed jersey 🔵🔴
Take part
👇👇👇https://t.co/IKxwTmgkUg pic.twitter.com/dIGRKRNIAy
As últimas duas temporadas do dinamarquês foram no Espanyol-ESP. Ele anotou 22 gols em 45 jogos em 2023/24.
Sucesso como empresário bilionário
Além de sua carreira nos gramados, o centroavante gremista é um empresário de sucesso. Braithwaite é dono de uma fortuna superior a 280 milhões de dólares (1,5 bilhão de reais).
Ele conseguiu esse patrimônio com atuação no setor imobiliário, com a empresa NYCE Companies, em parceria com seu tio Philip Michael. O grande acerto do grupo foi investir na construção de habitações acessíveis em bairros composto historicamente por moradores negros na Filadélfia e em Nova Jersey.
O contrato de Martin Braithwaite com o Grêmio vai até meados de 2026.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte.