O
Braithwaite fez dois gols no começo do confronto na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, ambos de pênalti. O goleiro Magrão derrubou atacantes do time gaúcho dentro da área em diferentes momentos e deu a oportunidade para o dinamarquês converter duas vezes. Deyverson descontou.
Com o resultado, o Grêmio chegou a 20 pontos e fica na 14ª colocação. Já o Fortaleza continua na zona de rebaixamento, em 18º lugar com 14 pontos.
O próximo compromisso do Grêmio será no sábado (2), às 21h (de Brasília), contra o
Dois pênaltis para o Grêmio no começo do jogo
A partida começou muito estudada, mas tudo mudou a partir dos 9 minutos do primeiro tempo. Olivera recebeu lançamento e ficou na cara de Magrão, que saiu do gol e derrubou o atacante uruguaio dentro da área: pênalti para o Grêmio.
Braithwaite foi para cobrança e converteu: 1 a 0 para o Tricolor. O dinamarquês chutou no meio e o goleiro caiu para o seu canto direito.
Na sequência, aos 14', Alysson Edward foi lançado e também ficou na cara do gol. O jovem tentou driblar Magrão, que o derrubou e um novo pênalti foi assinalado.
Braithwaite foi outra vez para a marca da cal e não desperdiçou: bola para um lado, goleiro para o outro: 2 a 0 Grêmio.
Fortaleza desconta ainda no primeiro tempo
Quando tudo parecia controlado pelo Tricolor, o Leão da Pici descontou o marcador. Com 23 da etapa inicial, Deyverson fez o primeiro dos nordestinos. O atacante pegou a sobra de uma cabeçada de Herrera que bateu na trave.
Segundo tempo
A etapa complementar foi muito nervosa, com o Grêmio tentando segurar o placar e buscando algumas saídas ao ataque — sempre em alerta para não sofrer tanto na defesa.
Uma grande oportunidade surgiu somente aos 29', com Deyverson. O atacante cabeceou para bela defesa de Tiago Volpi. No rebote, Lucca Prior arrematou por cima da goleira.
Com 44', Ávila cobrou uma falta no ângulo, mas viu Volpi fazer uma grande defesa e salvar o Grêmio. No contra-ataque, Edenilson quase ampliou, mas foi a vez de Magrão espalmar a bola.
No último lance, Olivera recebeu lançamento e ficou na cara do gol. O uruguaio chutou cruzado para fora.
O Grêmio conseguiu se segurar e garantiu os três pontos com a vitória por 2 a 1. É o primeiro êxito dos comandados de Mano Menezes desde a retomada do Brasileirão — havia sido goleado para o Cruzeiro, empatado com o Vasco e perdido para o Palmeiras.
Grêmio 2 x 1 Fortaleza
Grêmio
Tiago Volpi; Gustavo Martins (Camilo, 08 2ºT), Kannemann, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti, Riquelme (Pavon, 19 2ºT), Alysson Edward (Edenilson, 36 2ºT) e Olivera; Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
Fortaleza
Magrão; Mancuso (Martínez, 39 2ºT), Kuscevic, Ávila e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa, 16 2ºT); Lucas Sasha, Matheus Pereira e Lucca Prior (Yago Pikachu, 32 2ºT); Herrera (Lucero, 16 2ºT), Breno Lopes e Deyverson (Bareiro, 39 2ºT). Técnico: Renato Paiva.
- Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 29 de julho de 2025 (terça-feira), às 20h30 (de Brasília)
- Local: Arena da Grêmio, Porto Alegre (RS)
- Árbitro: Alex Stefano (RJ)
- Assistentes: Thiago Henrique Farinha (RJ) e Márcia Caetano (RO)
- VAR: Charly Wendy Deretti (SC)
- Gols:
Braithwaite (11min e 16min 1ºT), do Grêmio
Deyverson (23min 1ºT), do Fortaleza
- Cartões amarelos:
Alysson Edward (50min 1ºT), Olivera (41min 2ºT), Marlon (43min 2ºT), do Grêmio
Magrão (09min 1ºT), Bruno Pacheco (17min 1ºT), Breno Lopes (49min 1ºT), Deyverson (10min 2ºT), Lucca Prior (21min 2ºT), do Fortaleza
- Público: 18.695 torcedores
- Renda: R$ 802.906,00