A estreia de Braithwaite esteve a altura do burburinho que se criou quando o Grêmio anunciou a contratação do atacante dinamarquês. O Tricolor Gaúcho venceu o Cuiabá por 3 a 1, neste sábado (10), na Arena Pantanal, pela 22ª rodada da Série A do Brasileiro, com participação direta do ex-atleta do Barcelona no quatro lances capitais do jogo. Isso mesmo. Até no gol do Dourado, o novo integrante da equipe de Renato Gaúcho foi decisivo.
Explica-se. No primeiro tempo, Braithwaite protagonizou uma finalização na trave, que deixou Gustavo Nunes livre para balançar as redes. Já na segunda etapa, totalmente sem intenção, a bola bateu nele antes de entrar contra a própria meta. Gol contra. Por fim, o atacante deixou o lance de vilão para trás e garantiu o triunfo do Grêmio com dois gols.
Com o resultado, o time de Renato Gaúcho se distancia da zona de rebaixamento. A equipe agora soma 24 pontos e salta para a 11ª posição. Neste domingo (11), ficará à distância torcendo para que outros rivais diretos não vençam seus compromissos no encerramento da rodada.
O Cuiabá, por sua vez, chega à quinta derrota seguida no Brasileirão. Além disso, a equipe atinge o sexto jogo de jejum como mandante na Série A, com quatro derrotas e dois empates. Com essa campanha ruim, o Dourado amarga a penúltima posição, com 17 pontos.
Próximas partidas
Na próxima terça-feira (13), às 19h de Brasília), o Grêmio recebe o Fluminense no estádio Couto Pereira, no início das oitavas de final da Copa do Brasil.
Já o Cuiabá tem um respiro maior no calendário e só volta a campo no próximo sábado (17), às 16h (de Brasília), quando visita o Atlético, na Arena MRV, pelo Brasileirão.
O jogo
Braithwaite faz a diferença
O técnico Renato Gaúcho preservou titulares de olho na Copa Libertadores e promoveu a estreia do atacante Braithwaite. Foi justamente o dinamarquês que se tornou um ponto de desequilíbrio no primeiro tempo.
O atleta iniciou uma jogada no lado direito do campo e finalizou na trave. No rebote, Gustavo Nunes completou e abriu o placar, aos 23 minutos.
Caminho pela direita
A essa altura o Tricolor Gaúcho era melhor no confronto e tinha nas escapadas pela ponta direita as suas melhores oportunidades, com o meio-campista Edenilson se destacando.
Cuiabá mal
Do outro lado, o Cuiabá voltou a sofrer com a falta de criatividade e deixou a etapa inicial sem criar grandes chances, apesar dos 64% da posse de bola.
O único momento em que a equipe ficou perto de marcar um gol foi quando o goleiro Caíque, do Grêmio, tentou dominar a bola com os pés e quase a deixou entrar contra própria meta.
Braithwaite faz contra
Na volta do intervalo, o Cuiabá, mesmo com dificuldades ofensivas, conseguiu empatar o jogo em uma infelicidade de Braithwaite. Após cobrança de escanteio fechada, a defesa do Grêmio desivou a bola, que no atacante e entrou direto no gol, aos sete minutos.
Cenário invertido
Após o empate, o Tricolor apresentou extrema dificuldade para chegar ao ataque e, assim, foi o Cuiabá quem passou se arriscar mais no campo ofensivo. Com mais atitude, o Dourado quase virou o jogo com um chute de Derik Lacerda, aos 15.
Braithwaite brilha
Quando o cenário era muito desfavorável, o ataque do Grêmio conseguiu destravar a sua partida com uma jogada individual do meia Monsalve, recém-contratado.
Ele se livrou de três defensores e tocou para Braithwaite livre na área. O atacante bateu direto para o gol, aos 18. Depois, aos 40, Braithwaite saltou para cabecear depois de um cruzamento da direita e aproveitou o rebote, chutando com tudo para o gol e provando que pode fazer a diferença para o Tricolor Gaúcho.
Cuiabá 1 x 3 Grêmio
Cuiabá
Walter; Bruno Alves (Clayson), Marllon e Alan Empereur; Matheus Alexandre, Lucas Mineiro, Max (Eliel), Fernando Sobral (Lucas Fernandes) e Juan Tavares (Railan); André Luis (Derik Lacerda) e Pitta. Técnico: Petit
Grêmio
Caíque; João Pedro, Gustavo Martins; Natã e Fábio (Zé Guilherme); Villasanti, Pepê (Ronald), Edenilson (Cristaldo), Monsalve (Dodi) e Gustavo Nunes; Braithwaite (Aravena). Técnico: Renato Gaúcho
Gols
Braithwaite (contra, 7min2ºT), do Cuiabá
Gustavo Nunes (23min1ºT), Braithwaite (18min2ºT e 40min2ºT)), do Grêmio
Cartões amarelos
Matheus Alexandre (Cuiabá); Edenílson, Caíque (Grêmio)
Motivo: 22ª rodada da Série A Campeonato Brasileiro
Data e hora: 10 de agosto de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Árbitro: Bruno Vasconselos (BA)
Assistentes: Luanderson dos Santos (BA) e Alessandro de Matos (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)