Ouvindo...

Presidente do Santos reage ao novo calendário do futebol brasileiro

Mandato de Marcelo Teixeira no Peixe vai até final de 2026

Marcelo Teixeira, presidente do Santos FC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (1º), o novo calendário do futebol nacional que entrará em vigor a partir de 2026. Presidente do Santos, Marcelo Teixeira reagiu às mudanças estabelecidas por Samir Xaud, mandatário da CBF.

“Essas mudanças para 2026 já estão inseridas em um contexto de ano de Copa do Mundo. Em 2025, por exemplo, já tivemos um calendário impactado com a realização do Mundial de Clubes, e que de certa forma foi necessária a readequação nas datas das finais da Copa do Brasil e a antecipação do término do Brasileirão. O novo calendário de competições estabelecido pela CBF será uma experiência para iniciarmos a temporada já com o Brasileirão, conciliando com os Estaduais”, comentou.

“Pode representar um passo importante para o futebol brasileiro na valorização de seu produto. São mudanças estruturais que abrem um leque de novas oportunidades comerciais e novos meios de receita e engajamento com a torcida, seja nos estádios ou no ambiente digital. Além disso, também devem potencializar a performance dos nossos atletas e o nível técnico dos nossos principais campeonatos, que têm ganhado cada vez mais visibilidade e notoriedade no mundo todo”, completou o presidente Marcelo Teixeira.

Abaixo, a Itatiaia lista o que mudou no calendário dos torneios para o próximo ano.

Final única na Copa do Brasil

A principal novidade foi a mudança no formato de disputa da Copa do Brasil. O torneio passa a ser decidido em final única a partir de 2026.

Os clubes da Série A, especificamente, estreiam na competição a partir da nova quinta fase. Com isso, times da elite nacional terão uma redução de uma a três datas. Outra novidade será o aumento de equipes que participarão do torneio a partir de 2026.

Atualmente, 92 clubes disputam a Copa do Brasil. No próximo ano, o número aumenta para 126, e a partir de 2027, sobe para 128 - e assim se mantém até 2029.

Mudanças na Série C

A Série C do Brasileiro também passa por alterações a partir da próxima temporada. Em 2026, apenas dois times serão rebaixados - em contraponto às quatro vagas de descenso atuais. O formato atual da competição, com 20 clubes, pontos corridos na primeira fase, e mata-mata na fase final, segue mantido.

A partir de 2027, a Terceira Divisão passa a contar com 24 clubes, mas manterá o formato atual. O descenso para a Série D 2028 será para somente dois clubes.

A mudança mais drástica será a partir de 2028. Nesta edição, a Série C terá mudança de formato - com dois grupos de 14 equipes, totalizando 28 clubes. Os times de mesmo grupo se enfrentarão em turno e returno. O número de vagas para o rebaixamento para a Série D 2029 também aumenta de duas para seis. O campeão do torneio garante vaga na terceira fase da edição subsequente da Copa do Brasil.

Mudanças na Série D

A Série D do Campeonato Brasileiro passará por grandes mudanças com o novo calendário do futebol brasileiro. A partir de 2026, o número de clubes na competição aumenta de 64 para 96.

Com isso, as equipes terão um número mínimo de jogos, que pode ser entre 10 e 14 partidas.

O formato da competição será da seguinte forma:

  • Fase de grupos: 16 grupos de seis clubes, com jogos de ida e volta; 4 times se classificam para a fase 2;
  • Fase 2: 32 duelos de dois clubes em partidas de ida e volta;
  • Fase 3: 16 jogos de dois clubes em duelos de ida e volta; todos os clubes que participarem desta fase estarão garantidos na Série D do ano seguinte;
  • Oitavas de final: 8 duelos de dois clubes de ida e volta;
  • Quartas de final: 4 jogos de dois clubes de ida e volta;
  • Playoffs: disputado entre os clubes que não avançaram para as semifinais; a fase dá duas vagas de acesso para a Série C;
  • Semifinais: 2 grupos de dois clubes, com partidas de ida e volta; todos os clubes que participarem desta fase acessam a Série C;
  • Final: decidida por dois times em duelos de ida e volta; o campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Campeonatos regionais

Os campeonatos regionais também passaram por ampla reformulação. Em 2026, os torneios serão disputados entre os dias 25 de março e 7 de junho. Vale destacar que clubes classificados para competições CONMEBOL não disputarão Copa Verde, Copa do Nordeste e Copa Sul-Sudeste.

A grande novidade será a Copa Sul-Sudeste. O torneio, que passa a ser disputado a partir do próximo ano, contará com 12 clubes. Ao todo, serão 42 partidas em dez datas. O campeão do torneio se classifica para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

A Copa do Nordeste, por sua vez, terá o aumento de 16 para 20 clubes participantes. Com isso, a competição terá um total de 60 partidas. O formato de disputa também sofreu alterações. Veja abaixo como ficou:

  • Primeira fase: 4 grupos, com cinco clubes em cada um; os times se enfrentam em turno único contra equipes fora do grupo;
  • Quartas de final: 4 grupos de dois clubes em partidas únicas;
  • Semifinais: 2 grupos de dois clubes; as partidas serão realizadas em duelos de ida e volta;
  • Final: decisão em ida e volta.

Já a Copa Verde, contará com um formato diferente. O torneio terá um aumento de 30 para 70 partidas e contará com o mesmo número de clubes participantes: 24.

O título da competição será decidido entre o campeão da Copa Norte, e a Copa Centro-Oeste, que começa a ser decidida a partir de 2026 e terá clubes do Espírito Santo e de Tocantins.

O critério de classificação será da seguinte forma:

  • Critério 1: 12 vagas para os campeões estaduais de 2025;
  • Critério 2: 10 vagas para os vice-campeões estaduais 2025 ou vencedores de torneios seletivos;
  • Critério 3: 2 vagas via Ranking Nacional de Clubes da CBF; uma vaga para a Copa Norte e uma para a Copa Centro-Oeste

O formato de disputa da Copa Verde será o seguinte:

  • Fase de grupos: 4 grupos de seis clubes cada, e disputa em turno único fora do grupo; Copa Norte (grupos A e B - times do grupo A enfrentam o do grupo B). e Copa Centro-Oeste (grupos C e D - times do grupo C enfrentam o do grupo D);
  • Quartas de final: equivalente às semifinais da Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Quatro grupos de dois clubes se enfrentam em partidas únicas;
  • Semifinais: equivalente às finais da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste. Vencedores disputam a decisão da Copa Verde;
  • Finais: Decisão entre os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste realizada em duelos de ida e volta.

Redução nas datas dos campeonatos estaduais

A CBF também anunciou a redução de 16 para 11 datas disponíveis para a disputa dos campeonatos estaduais.

Leia também

O presidente da entidade, Samir Xaud, explicou o motivo da alteração nas datas.

“Essas mudanças têm dois motivos e objetivos principais: reduzir carga de jogos da elite do futebol, que hoje enfrentam maratonas exaustivas ao longo do ano. E segundo, ampliar as oportunidades de competições nacionais para equipes que, há muito tempo, passam meses inativas. É uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio”, afirmou.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.