Ouvindo...

Organizada do Santos manda recado a Neymar após discussão com torcedor

Principal torcida uniformizada do Peixe disparou contra a atitude do craque

Neymar discute com torcedor após Santos 1 x 2 Internacional nesta quarta-feira (23)

A Torcida Jovem, principal organizada do Santos, enviou um recado a Neymar após a discussão do craque com um torcedor nas arquibancadas da Vila Belmiro, logo após a derrota da equipe para o Internacional, na última quarta-feira (23).

Por meio do Instagram, a uniformizada classificou o episódio como “lastimável” e afirmou que ele “mostra a falta de noção das pessoas que representam o Santos”.

Os torcedores também lembraram que não foi a primeira vez que Neymar se incomodou com comentários vindos das arquibancadas. Situações semelhantes ocorreram em jogos contra Inter de Limeira, Mirassol, Botafogo e CRB, por exemplo.

Durante a partida diante do Flamengo, logo após a pausa para o Mundial de Clubes, Neymar rebateu torcedores santistas que hostilizaram o defensor Danilo, revelado pelo Peixe e atualmente no Rubro-Negro.

“A sua reação não foi no calor do momento, essa sua postura mais preocupada com o extracampo é uma ação recorrente. Em Limeira deu certo, gol olímpico, aí é resenha. Mas fazer gesto para torcedor do Mirassol falando que é pequeno, tomar 3 a 0 sem ver a cor da bola, diminui apenas você e o Santos”, comentou a organizada.

A insatisfação dos torcedores não ficou restrita às redes sociais. Na manhã desta sexta-feira, papéis com a frase “Ninguém é maior que o Santos FC!” foram colados na porta do CT Rei Pelé, onde os jogadores treinam.

Veja a nota completa da torcida:

“Ninguém é maior que o Santos Futebol Clube!

Na noite de ontem, além de mais uma derrota, em casa, com o apoio da torcida, tivemos um episódio lastimável que mostra a falta de noção das pessoas que representam o Santos.

Nos endereçamos, primeiramente, ao nosso ídolo Neymar. Ídolo, é claro. É inegpavel a grandeza do legado desportivo e midiático que você dá ao Santos, especialmente enquanto vivemos o pior momento de nossa história. Mas o nosso maior coletivo de torcedores do Santos não pode, muito menos consegue, deixar passar batido uma situação humilhante para nós como foi a de ontem.

Você se disse ofendido por ouvir um torcedor chamando você e sua família de mercenários, sendo que todos nós, e principalmente você, sabemos que poderia estar ganhando muito mais em outro lugar. Nós, e você, sabemos o que o liga você ao Santos vai muito além de dinheiro, até porque isso não é problema para você. Nós, torcedores, clube e você, temos uma troca mútua, em uma casa desmoronada, que recebe de volta seu filho, um dos principais que ajudou a construí-la.

Imagine só, Neymar, como seria se você fosse um cara que mora no interior do estado, trabalhando suado e gastando seu dinheiro para ver seu time do coração, com o qual você viveu dias de glória, e ouviu do seu ídolo que ele vai, mas ele volta. E quando ele volta, é logo na pior fase em 113 anos, sendo os últimos dez sofrendo uma humilhação atrás da outra, de todos os tipos.

Imagine você, um torcedor esgotado, desesperado, com sensação de impotência acumulada há anos, vendo seu time apático, novamente perdendo em casa e na zona de rebaixamento, tendo a oportunidade de olhar no olho do seu ídolo, e implorar para que ele faça esse elenco instável jogar bola, você não o faria? Desculpa, mas é difícil controlar!

A sua reação não foi no calor do momento, essa sua postura mais preocupada com o extracampo é uma ação recorrente. Em Limeira deu certo, gol olímpico, aí é resenha. Mas fazer gesto para torcedor do Mirassol falando que é pequeno, tomar 3 a 0 sem ver a cor da bola, diminui apenas você e o Santos.

Mercenário realmente é uma palavra que te afeta pelo jeito. Para um outro atleta, que diferente de você escolheu ganhar mais num projeto esportivo melhor, essa mesma palavra PARA ELE te ofendeu e você já ensaiava fazer o que fez ontem.

Não leve a mal, todos que escreveram a história do Santos tem nosso respeito, mas pisou na Vila contra o Santos, vai ser tempo ruim!

Você estava na mesma sala em que liderança da Torcida Jovem falaram para o Guilherme, após uma encarada num torcedor: ‘Cuidado, não acabe com a sua história aqui por falta de respeito ao torcedor’. E agora, o que falamos para você? O que sentimos quando depois de perder mais uma em casa, vemos você mandar um torcedor tomar no **, chama ele de arromb**** e filho da...o que você espera? Que a gente ache que você pode? Não, ninguém pode!

Lembrando, pedimos uma revisão de postura sua, que é o termômetro da revisão de postura completa dos envolvidos no Santos. No seu texto de ‘desculpas’, cogitar que sua torcida quer que você saia do clube, é leviano, e transfere sua responsabilidade para a torcida. Que fique claro, queremos você em casa, sem se sentir o dono dela, e sim uma parte tão importante quanto nós.

E cá para nós, a única vez que a palavra desculpa aparece no seu texto é para justificar o comportamento errático, e isso não soa digno de quem e o que você representa. Ainda mais após a outra parte envolvida chegar de madrugada em casa, fazer um vídeo pedindo desculpas e provavelmente ter ido trabalhar hoje se culpando pelo que fez, ou como fez.

Mas o ídolo é você, não ele. Pedimos apenas que você porte-se com um.

Leia também

Aos dirigentes do clube, pedimos pulso firme, a frase que ninguém maior do que o clube engloba especialmente vocês. Tenham a coragem de falar o que tem que ser dito a quem deva ser dito. E encontrem um rumo para esse clube urgente, vocês são tão culpados quanto os jogadores pelos resultados! À mídia, que já veicula informações falsas sobre uma suposta represália das organizadas ao torcedor, repense seu jornalismo em troca de likes e sensacionalismo.

Gostaríamos de ter a oportunidade de falar tudo isso pessoalmente, mas nem daria, nossa caravana já partiu rumo a Recife, já que o Santos é a nossa maior paixão, e enquanto estivermos vivos, vamos gritar e até brigar se for possível para conseguir colocar o Santos onde merece estar”.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.