Ouvindo...

Mercado da bola: Santos mapeia posições e define nova prioridade

Diretoria do Peixe contratou, até o momento, três jogadores na janela de transferências do meio de ano

Alexandre Mattos, diretor de futebol do Santos

O Santos, que tem sido ativo no mercado da bola, não deve parar nas contratações de Willian Arão, Igor Vinicius e Gustavo Caballero, realizadas nesta janela de transferências do meio do ano.

A Itatiaia apurou que o clube segue atento a novas oportunidades e busca, especialmente, a contratação de mais um zagueiro. Há um diagnóstico interno de que o sistema defensivo carece de, ao menos, mais uma opção.

Atualmente, João Basso e Luan Peres formam a dupla titular da zaga, com Luisão e Gil como alternativas. Zé Ivaldo, que foi titular principalmente no início da temporada, perdeu espaço e dificilmente voltará a atuar. Por contrato, seu vínculo prevê a possibilidade de compra em definitivo em caso de cumprimento de metas. O jogador está emprestado pelo Cruzeiro.

Apesar dos altos investimentos realizados em 2025, o Santos prioriza oportunidades de mercado que não comprometam ainda mais os cofres do clube.

A diretoria também mapeia reforços para o comando de ataque, especialmente devido ao desempenho abaixo do esperado de Deivid Washington e Tiquinho Soares. Não por acaso, Neymar tem sido testado como falso 9 nos treinamentos e partidas recentes.

Ao todo, o Santos contratou 14 jogadores em 2025, sendo que Léo Godoy e Gabriel Veron já deixaram o clube. O Peixe apostou em uma reformulação completa do elenco após o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.

Mesmo com o alto investimento na temporada, o Santos não empolga e ocupa apenas a 17ª colocação do Brasileirão, com 15 pontos.

Leia também

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.