Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Veja cenários para Palmeiras superar Flamengo e ser campeão do Brasileirão

Verdão ainda tem chances matemáticas de buscar a taça nacional, que está encaminhada pelo Flamengo

Abel Ferreira deve ter pior ano à frente do Palmeiras

A missão é difícil, mas o Palmeiras ainda pode superar o Flamengo e ser campeão da Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Para isso, precisa reverter o recente aproveitamento ruim e torcer por tropeços rubro-negros.

O Verdão tem 70 pontos, contra 75 pontos do líder carioca. Restam duas rodadas a serem disputadas. Portanto, a equipe treinada por Abel Ferreira conseguirá atingir 76 pontos no máximo.

Sem vencer há seis partidas incluindo todas as competições, o Palmeiras precisa torcer para o Flamengo não vencer mais no Brasileirão e conquistar duas vitórias nos jogos restantes.

Caso o Rubro-Negro perca as duas últimas rodadas, o Verdão pode passar o adversário em pontos e garantir o título.

Há um segundo cenário possível, em que o Flamengo empata uma das partidas. Dessa forma, o Palmeiras conseguiria igualar o rival na pontuação, e o título seria decidido nos critérios de desempate.

A vantagem ficaria com o Verdão, porque o time teria mais vitórias do que o Fla (23 contra 22). O primeiro critério de desempate é o número de triunfos.

Apesar de existirem esses dois cenários, as chances de o Palmeiras buscar a taça são de apenas 2,8%, de acordo com pesquisa do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Leia também

Abel terá pior ano no comando do Palmeiras

Com as baixas chances de conquistar o Campeonato Brasileiro, é possível que o Palmeiras não levante nenhuma taça em 2025, fato inédito desde a chegada do técnico Abel Ferreira. No último sábado (29), o Verdão perdeu a final da Copa Libertadores para o Flamengo, primeiro clube brasileiro tetracampeão continental.

Até então, o pior ano de Abel era o de 2024, quando o Alviverde faturou apenas o Campeonato Paulista. Em temporadas anteriores, venceu Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, sempre com mais de um título no mesmo ano.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Ouvindo...