Afastado do
O camisa 10 foi otimista sobre a volta aos gramados, apesar de evitar estabelecer um prazo. Anteriormente, ele afirmou que retornaria somente em 2026.
“Sofri muito com a lesão, tem mais ou menos um ano e meio, e agora fiz a segunda cirurgia, onde foi bastante complicado o primeiro período, com muita cautela. Agora está evoluindo bem, mas não temos prazo ainda para voltar. Acredito que em breve estarei treinando com bola e assim estando apto a jogar os campeonatos”, afirmou.
As declarações de Paulinho foram concedidas durante participação no podcast Ubuntu Esporte Clube durante o Festival Negritudes, na última quinta-feira (18). Ele realizou uma cirurgia há dois meses, após passar por um procedimento em 2024 para corrigir fratura por estresse na tíbia da perna direita.
O atacante relatou que a recuperação tem sido positiva e destacou a raridade da lesão.
“A recuperação está sendo muito boa, claro que com o apelo dos médicos temos que ter muita cautela. A lesão que tive não é muito comum no futebol, mais de corredor, atletas de maratonas, pela questão do estresse. Incomoda bastante quando está com a fratura”, disse.
Em recuperação de cirurgia, Paulinho conheceu Andreas Pereira, reforço do Palmeiras
Apesar das respostas positivas no tratamento, Paulinho explicou que precisa se preparar psicologicamente para o período afastado. O atleta disse que passou por dificuldades no primeiro mês após a nova cirurgia e teve ajuda com a terapia.
“A gente bota para fora as emoções dentro de campo, no treinamento, no dia a dia. Sem isso, você pode sofrer um pouco em casa, com mau humor, não tem vontade de fazer muitas coisas. Aconteceu comigo agora, no primeiro mês pós-cirurgia sofri bastante com isso. Faço terapia, que me ajudou bastante neste processo. Hoje estou tranquilo, leve, sei o que tenho que buscar para fazer o que amo com tranquilidade”, detalhou.
Em publicação nas redes sociais antes da realização da nova cirurgia, Paulinho afirmou que ficaria afastado dos gramados até o ano que vem — o prazo de recuperação oficial não foi divulgado pelo Palmeiras.
Paulinho no Palmeiras
Paulinho foi a segunda contratação mais cara da história do Palmeiras, mas ainda não conseguiu ter grande sequência pelo novo clube.
O atacante chegou ao Verdão em dezembro de 2024, lesionado. Na época, ele realizou cirurgia para corrigir fratura por estresse na tíbia da perna direita. Após se recuperar, estreou em abril, quando entrou durante clássico contra o Corinthians.
No entanto, as dores voltaram a incomodar o atleta, que atuou com limitação de tempo até o Mundial de Clubes da Fifa. No sacrifício, tinha condições de entrar em campo por 30 minutos nas partidas do torneio internacional e foi um dos principais jogadores do Alviverde, marcando dois gols em cinco jogos.
Após o Mundial, Paulinho realizou a nova cirurgia na perna. Com contrato válido por cinco temporadas, até o final de 2029, o atacante tem 16 jogos, três gols e duas assistências pelo Palmeiras.