Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians anuncia contratação de dirigente ex-Atlético para categorias de base

Executivo com passagem pela Seleção Brasileira ocupará o cargo deixado por Alex Brasil, demitido na última semana

Erasmo Damiani, dirigente de categorias de base

O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira (20), a contratação de Erasmo Damiani para o cargo de executivo da base.

"É com muita satisfação que anunciamos a contratação do Damiani. Um profissional altamente qualificado, com vasta experiência e profundo conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento de jovens talentos esportivos”, informou o presidente alvinegro Osmar Stabile.

Damiani estava sem clube desde a demissão do Botafogo no final de agosto. Ele foi contratado em março e ficou apenas cinco meses no cargo.

Antes, Erasmo estava no Atlético. Ele foi demitido pelo Galo em fevereiro, após quatro anos no clube.

Leia também

Base do Corinthians

No Corinthians, Damiani ocupará o cargo deixado por Alex Brasil, desligado do cargo na última quinta-feira (16). Ele trabalhará em conjunto com Carlos Roberto Auricchio, conhecido como Nenê do Posto, diretor estatutário das categorias de base do Timão.

A decisão da demissão de Brasil partiu do presidente Osmar Stabile, motivada principalmente pelo fato de Alex ter sido contratado durante a gestão anterior, de Augusto Melo.

Além de Alex, Raphael Laruccia, técnico da equipe sub-17, também se despediu recentemente do clube. As eliminações precoces no Campeonato Paulista e no Brasileiro da categoria pesaram na decisão, assim como o fato de o treinador ser considerado um resquício da gestão anterior, conforme apurou a Itatiaia.

A tendência é que o Corinthians busque um treinador de fora para o cargo, assim como fez com William Batista, que substituiu Orlando Ribeiro no comando do time sub-20.

Erasmo Damiani

Mestre em educação física, Erasmo Damiani começou a carreira como preparador físico do Figueirense. Em 2004, passou a se destacar na gestão das categorias de base do clube catarinense.

O dirigente acumula passagens por grandes times do Brasil como Athletico-PR, Palmeiras, Internacional e Vitória.

Ele também esteve a frente das categorias de base da Seleção Brasileira. Damiani estava no comando da base da CBF em 2016, quando o Brasil conquistou o ouro olímpico pela primera vez, na Olimpíada do Rio.

Passagem pelo Atlético

O Atlético anunciou o desligamento de Erasmo Damiani no dia 6 de fevereiro. Contratado pelo clube em fevereiro de 2021, como sucessor de Júnior Chávare, ele ocupou o posto de gerente geral das categorias de base desde então.

Os resultados ruins dos últimos tempos e o baixo número de atletas revelados foram alguns dos motivos que levaram à troca. A insatisfação da diretoria ficou mais evidente após a atuação da equipe Sub-20, comandada por Guilherme Dalla Déa, nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro.

Enquanto o time principal disputava a Inter&Co Soccer Week na FC Series, nos Estados Unidos, os confrontos contra Aymorés, Democrata-GV e Pouso Alegre foram disputados com os “crias”. Nas três partidas, foram três empates. Isso, inclusive, aumentou o risco de uma eliminação na fase inicial do Mineiro.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.