O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira (20), a contratação de Erasmo Damiani para o cargo de executivo da base.
"É com muita satisfação que anunciamos a contratação do Damiani. Um profissional altamente qualificado, com vasta experiência e profundo conhecimento no desenvolvimento e aprimoramento de jovens talentos esportivos”, informou o presidente alvinegro Osmar Stabile.
Damiani estava sem clube desde a demissão do Botafogo no final de agosto. Ele foi contratado em março e ficou apenas cinco meses no cargo.
Antes, Erasmo estava no Atlético. Ele foi demitido pelo Galo em fevereiro, após quatro anos no clube.
Base do Corinthians
No Corinthians, Damiani ocupará o cargo deixado por Alex Brasil, desligado do cargo na última quinta-feira (16). Ele trabalhará em conjunto com Carlos Roberto Auricchio, conhecido como Nenê do Posto, diretor estatutário das categorias de base do Timão.
A decisão da demissão de Brasil partiu do presidente Osmar Stabile, motivada principalmente pelo fato de Alex ter sido contratado durante a gestão anterior, de Augusto Melo.
Além de Alex, Raphael Laruccia, técnico da equipe sub-17, também se despediu recentemente do clube. As eliminações precoces no Campeonato Paulista e no Brasileiro da categoria pesaram na decisão, assim como o fato de o treinador ser considerado um resquício da gestão anterior, conforme apurou a Itatiaia.
A tendência é que o Corinthians busque um treinador de fora para o cargo, assim como fez com William Batista, que substituiu Orlando Ribeiro no comando do time sub-20.
Erasmo Damiani
Mestre em educação física, Erasmo Damiani começou a carreira como preparador físico do Figueirense. Em 2004, passou a se destacar na gestão das categorias de base do clube catarinense.
O dirigente acumula passagens por grandes times do Brasil como Athletico-PR, Palmeiras, Internacional e Vitória.
Ele também esteve a frente das categorias de base da Seleção Brasileira. Damiani estava no comando da base da CBF em 2016, quando o Brasil conquistou o ouro olímpico pela primera vez, na Olimpíada do Rio.
Passagem pelo Atlético
Os resultados ruins dos últimos tempos e o baixo número de atletas revelados foram alguns dos motivos que levaram à troca. A insatisfação da diretoria ficou mais evidente após a atuação da equipe Sub-20, comandada por Guilherme Dalla Déa, nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro.
Enquanto o time principal disputava a Inter&Co Soccer Week na FC Series, nos Estados Unidos, os confrontos contra Aymorés, Democrata-GV e Pouso Alegre foram disputados com os “crias”. Nas três partidas, foram três empates. Isso, inclusive, aumentou o risco de uma eliminação na fase inicial do Mineiro.