A Comissão de Reforma do Estatuto do Corinthians concluiu, na última quinta-feira (9), o relatório final que será votado pelo Conselho Deliberativo e, posteriormente, pela Assembleia Geral.
O presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, receberá o documento nesta sexta-feira (10). A informação foi divulgada pelo Meu Timão e confirmada pela Itatiaia.
Agora, Romeu utilizará o mês de outubro para organizar a votação, que será dividida por temas específicos. Entre os tópicos contemplados pelo novo estatuto estão:
- Voto do Fiel Torcedor,
- Forma de eleição dos conselheiros (individual ou por chapa),
- Uso do cartão corporativo,
- e inclusão de cláusulas pétreas.
O presidente do Conselho também deve se reunir com sócios, torcidas organizadas e coletivos para ouvir sugestões sobre a divisão dos temas que irão à votação.
Os tópicos da reforma estatutária devem ser votados em novembro pelo Conselho Deliberativo, e os pontos aprovados seguirão em dezembro para a Assembleia Geral dos sócios.
A mudança do estatuto é uma das principais reivindicações da Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians. O grupo entende que o documento está defasado, já que a última atualização ocorreu em 2008.