Ouvindo...

Promessa de clube mineiro treina em gigante clube europeu; saiba detalhes

Jogador da categoria sub-15 está sob observação do clube português

Raphael Resende, meia do Coimbra, treina no CT do Porto

O meia Raphael Resende, da categoria sub-15 do Coimbra, viveu uma experiência especial para sua carreira nos últimos dias. O jogador teve a oportunidade de viajar para Portugal para realizar alguns treinamentos sob observação do Porto, clube com o qual a equipe mineira possui parceria.

Raphael deu detalhes das atividades que participou no país lusitano. Ele esteve em Portugal entre os dias 7 e 16 deste mês (outubro) e, além dos treinos, pôde conhecer a cidade do Porto e o estádio do Dragão.

“A viagem foi incrível. Aprendi muito sobre o estilo de jogo e o ritmo dos treinos do Porto, além de conhecer a estrutura que eles têm lá. Deu para ver de perto como é o futebol europeu, e também pude evoluir bastante o meu desempenho para alcançar meu objetivo, que é jogar lá”, afirmou o jogador.

O jovem de 15 anos também apontou as principais diferenças entre o futebol praticado no Brasil e em Portugal. Segundo ele, no clube europeu há uma maior atenção à parte tática e ao jogo posicional.

“Lá o futebol é mais tático e acelerado. Eles cobram muito a parte de posicionamento e a tomada de decisão rápida. Aqui no Brasil, temos mais criatividade e improviso, mas aprendi bastante com isso, me adaptando aos treinos que fiz”, acrescentou Raphael.

Raphael Resende

No Coimbra desde maio do ano passado, Raphael é um dos principais nomes do sub-15 do clube. Capitão da equipe, o jogador soma sete gols e duas assistências em 20 partidas no Campeonato Estadual da categoria e, atualmente, é o vice-artilheiro do time na competição.

Leia também

Parceria entre Coimbra e Porto

Em fevereiro deste ano, o Coimbra assinou um termo de cooperação técnica com o Porto, com validade de 12 anos. O acordo permite ao clube português participar de decisões estruturais do clube mineiro, relacionadas à estratégia de formação, prospecção de talentos, recrutamento, ocupação de cargos executivos e esportivos, além de questões orçamentárias.

Os “Dragões” também ficam responsáveis pela reformulação da imagem e dos sinais distintivos do Coimbra, como nome, logotipo e as cores do novo parceiro.

Além da expansão da marca do Porto, a parceria tem grande foco no mercado de talentos do Brasil. As equipes agora fortalecem os laços comerciais e esportivos, visando a criação de uma plataforma que permita valorizar e transferir jogadores.

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.