Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Possível ‘solução’ para Tite, Villalba ostenta números de destaque pelo Cruzeiro

Recuperado de lesão, argentino estreou na temporada 2026 contra a URT e teve atuação importante no jogo

Lucas Villalba, zagueiro do Cruzeiro

Possível solução para o sistema defensivo de Tite no Cruzeiro, Lucas Villalba ostenta números de destaque com a camisa celeste.

Contratado em 2024, o argentino soma 81 jogos pelo clube estrelado. Nestes, a equipe sofreu 55 tentos - totalizando uma média de 0,67 gol sofrido por partida.

Quando analisados todos os jogos da equipe celeste desde àquela temporada, os números evidenciam uma alta nos gols sofridos. Ao todo, o Cruzeiro entrou em campo em 137 partidas e vazado em 130 oportunidades, o que gera uma média de 0,94 gol sofrido por jogo.

Nesta temporada, o time comandado por Tite disputou 10 jogos sem Villalba e sofreu 14 tentos - com uma média de 1,4 gol sofrido por partida.

É bem verdade que, no primeiro compromisso do zagueiro após lesão, a equipe foi vazada pela URT. No último sábado (14), o time celeste venceu o Trovão Azul por 2 a 1, pelo Campeonato Mineiro.

Apesar disso, Villalba foi destaque no confronto. Segundo a plataforma Sofascore, nos 76 minutos que esteve em campo, o argentino foi responsável por oito cortes defensivos e um desarme. Além disso, o jogador de 31 anos venceu dois duelos aéreos e outros três pelo chão.

Defesa preocupa Tite

Nesta temporada, o Cruzeiro sofreu 15 gols em 11 jogos disputados. Apenas em três duelos, todos válidos pelo Campeonato Mineiro, a equipe celeste não foi vazada.

“A equipe tem que ter satisfação em terminar o placar com o “0” do adversário, estávamos próximos de fazer isso (contra a URT). Nos últimos três jogos a gente tem marcado, criado, mas trazendo essa consistência, esse equilíbrio que buscamos”, disse Tite em entrevista coletiva após vitória sobre a URT.

O treinador também revelou “chateação” pelo tento sofrido diante do Trovão Azul e apontou que prepara a equipe durante os jogos em função do calendário tumultuado do futebol brasileiro.

“Fiquei chateado, confesso, por termos tomado um gol que não podíamos ter tomado (...) Mas faz parte do processo de evolução da equipe, de ter solidez e ter criatividade. Esse ponto de equilíbrio, a gente está buscando na equipe. (A preparação) Nem de treinamento é, tem sido nos jogos, em função do calendário”, afirmou o comandante celeste.

Números defensivos do Cruzeiro desde 2024

  • 2024: 64 jogos, 64 gols sofridos = média 1 gol sofrido por jogo
  • 2025: 62 jogos, 51 gols sofridos = média 0,82 gol sofrido por jogo
  • 2026: 11 jogos, 15 gols sofridos = média 1,4 gol sofrido por jogo
  • Total: 137 jogos, 130 gols sofridos = 0,94 gol sofrido por jogo

Números defensivos de Villalba pelo Cruzeiro

  • 2024: 35 jogos, 27 gols sofridos = média 0,77 gol sofrido por jogo
  • 2025: 45 jogos, 27 gols sofridos = média 0,6 gol sofrido por jogo
  • 2026: 1 jogo, 1 gol sofrido = média 1 gol sofrido por jogo
  • Total: 81 jogos, 55 gols sofridos = média de 0,67 gol sofrido por jogo

Números do Cruzeiro na temporada 2026

  • 11 jogos
  • 5 vitórias
  • 1 empate
  • 5 derrotas
  • 17 gols marcados
  • 15 gols sofridos
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...