Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Jardim celebra postura do Cruzeiro e detalha estratégia para ‘anular’ Flamengo

Equipe celeste empatou sem gols com o Rubro-Negro nesta quinta-feira (2), no Maracanã, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, durante jogo contra o Flamengo

Com uma boa atuação, o Cruzeiro empatou por 0 a 0 com o Flamengo nesta quinta-feira (2), no Maracanã, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Leonardo Jardim valorizou o desempenho celeste e detalhou a estratégia tática para o jogo.

O mister disse que foi um “jogo igual”, com chances criadas para os dois lados. Ele ainda destacou a satisfação pela postura apresentada pelos atletas e disse que busca construir um time protagonista tanto dentro quanto fora de casa, mesmo contra adversários da potência do Rubro-Negro.

“Acho que foi um jogo muito igual, um jogo em que as duas equipes quiseram propor o jogo. As duas equipes tinham como objetivo jogar bem e conquistar os pontos em disputa. Não por acaso existiram boas chances de gol para lado, número de chutes parecidos. Foi um jogo muito igual entre duas boas equipes”, inciou o português.

"É isso que pretendemos no Cruzeiro, jogar em qualquer campo sempre com o mesmo compromisso, o compromisso com o clube em termos atitude e empenho, mas também em termos de qualidade quando tivermos a bola ter a possibilidade de jogar o nosso futebol e foi isso que fizemos. Respeitando o Flamengo, que é um clube gigante, um clube que em termos de elenco é possivelmente um dos melhores da América do Sul. Mas, lá dentro, é 11 contra 11 e acho que os nossos jogadores estiveram muito bem, na atitude, no compromisso, na estratégia, mas principalmente, quando tivemos a bola, também jogamos e criamos muitas dificuldades ao adversário”, agregou.

Estratégia para o jogo

Sem Wanderson, lesionado, Leonardo Jardim optou pela escalação de Matheus Henrique. O treinador disse que, para o compromisso, o Cruzeiro mudou um pouco seu estilo de jogo para aproveitar possíveis pontos fracos do Flamengo.

“Nós alteramos um pouco o dispositivo tático para esse jogo dentro daquilo que a gente tem feito. Passamos quase para um 4-4-2 em losango, libertando mais o Matheus Pereira na frente e o Kaio, o Matheus Henrique por dentro e o Christian e Lucas Silva um pouco à frente do Romero. Porque sabíamos que o adversário joga muito por dentro, é uma equipe que liga muito o jogo interior. A gente queria estar equilibrado sem a bola”, explicou.

“Também, como tivéssemos a bola, iamos ganhar a superioridade na circulação, porque o Flamengo é uma equipe que joga quase no 4-4-2 em linha. Quando a equipe joga e circula a bola de um lado para o outro eles têm um pouco de dificuldade. Foi isso que tentamos fazer. Sempre tirar de um corredor e meter em um corredor contrário. Tivemos muitas circulações desse gênero que foi extremamente positivo para a gente apresentar a nossa qualidade. Acho que foi um resultado justo”, detalhou o treinador.

Flamengo 0 x 0 Cruzeiro

Apesar do empate, Flamengo e Cruzeiro fizeram uma partida intensa e de muitas chances criadas para ambos os lados. Os goleiros Rossi e Cássio praticaram defesas importantes e impediram que o zero saísse do placar.

Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 55 pontos e segue na liderança, com três a mais que o Palmeiras, segundo colocado. O time celeste aparece na terceira posição, com 51 pontos.

Os times voltam a campo no domingo (5) pela 27ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro recebe o lanterna Sport, em Belo Horizonte. O Flamengo visita o Bahia, em Salvador.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.