Ídolo do Cruzeiro e da Universidad de Chile-CHI, o ex-jogador Walter Montillo lamentou as cenas de selvageria na partida entre La U e Independiente-ARG nessa quarta-feira (20), pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na Argentina, foi cancelado após paralisação no segundo tempo por briga generalizada entre as torcidas.
Conmebol se pronuncia após selvageria em Independiente x Universidad de Chile Chileno do Independiente desabafa após barbárie em Avellaneda: ‘Me sinto destroçado’ Independiente x La U: CBF sobe o tom e pede punição rigorosa após barbárie em estádio
Montillo, também ex-meia da Seleção Argentina, fez uma longa publicação nas redes sociais e pediu “medidas necessárias” para coibir as cenas vistas. “Ontem vivemos um episódio lamentável. Uma noite que deveria ter sido marcada pela disputa em campo acabou marcada por cenas repulsivas”, iniciou o ex-jogador, em publicação no Instagram.
“Como pai e ex-jogador, é impossível não me emocionar com o que aconteceu. Precisamos refletir sobre o legado que estamos deixando para nossos filhos”, seguiu Montillo, antes de concluir.
“Desejo força aos torcedores e familiares. Que as medidas necessárias sejam tomadas e que em breve possamos retornar ao que o futebol realmente representa: alegria, amor e união”.
Briga generalizada
Torcedores da La U e do Independiente entraram em confronto no segundo tempo da partida, que estava empatada em 1 a 1 na casa dos argentinos. As cenas de selvageria contaram com arremesso de bombas, barras de ferros e vários objetos até que os “Rojos” invadiram o espaço dos chilenos.
Neste momento, cenas de barbárie foram captadas, com espancamento, pessoas sem roupa e até uma outra que caiu do alto da arquibancada. De acordo com a imprensa argentina, são cerca de 90 feridos, três deles em estado grave.
Conmebol se pronunciou
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se manifestou sobre o caso. Ainda não se sabe se alguma das equipes seguirá na Copa Sul-Americana ou se ambas serão punidas com a eliminação do torneio. Os órgãos judiciais da entidade vão decidir a classificação.
“A Direção de Competições e Operações da Conmebol informou que, em função da falta de garantias de segurança por parte do clube local e das autoridades locais de segurança, que garantissem a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidade do Chile (CHI) nas oitavas de final da Conmebol Sul-Americana 2025, o encontro foi cancelado.
Assim mesmo, acrescenta que, tendo em conta que foi cumprido com o estabelecido no Manual de Clubes para situações semelhantes, sem que a situação tenha sido corrigida, a partida será cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciários da Conmebol para futuras determinações.
Todas as informações dos acontecimentos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”, publicou a Conmebol.
Montillo
Walter Montillo durante jogo do Cruzeiro em 2011
O ex-meia argentino de 41 anos atuou profissionalmente de 2003 a 2020. Ele iniciou a carreira no San Lorenzo-ARG, e depois atuou por Morelia-MEX, San Lorenzo novamente, La U, Cruzeiro, Santos, Shandong Luneng-CHN, Botafogo, Tigre-ARG e encerrou na Universidad de Chile.
Montillo foi o camisa 10 do Cruzeiro de 2010 a 2012. Foram 119 jogos oficiais do “Pirata Azul” como cruzeirense, com 36 gols, 23 assistências e o título de campeão do Campeonato Mineiro de 2011.