Ídolo do Cruzeiro, Juan Pablo Sorín mandou recado a
“Grande Fábio. Desde sua estreia no querido Cruzeiro (que compartilhamos) até hoje, você tem uma carreira espetacular e vencedora! Parabéns. Felicidades pela marca incrível de ser o jogador que mais jogos disputou na história! Abraços para você e sua família”, escreveu Sorín no X, antigo Twitter.
Nessa terça-feira (20), o goleiro se tornou de forma isolada o jogador com mais partidas disputadas na história do futebol, chegando aos 1391 jogos e ultrapassando o inglês Peter Shilton, que entrou em campo 1390 vezes de 1966 a 1977. O marco rendeu uma simbólica homenagem do Cruzeiro, clube no qual disputou a maior parte dos jogos.
“O Cruzeiro parabeniza Fábio pela expressiva marca conquistada hoje. O goleiro, que atuou 976 vezes com o manto celeste, se tornou o atleta com mais partidas na história do futebol, com 1.391 partidas!”, escreveu o perfil oficial do Cruzeiro nessa terça-feira (19).
Jogos de Fábio
Dos 1391 jogos disputados por Fábio, pouco mais de 70% foram com a camisa do Cruzeiro. O goleiro é o jogador com mais partidas pela Raposa na história, com 976 duelos no currículo e uma larga distância para o segundo colocado - o ex-meia Zé Carlos, com 633 jogos. Não à toa, ele é considerado um dos maiores ídolos do clube.
Dos outros 414 confrontos, 234 foram com a camisa do Fluminense. No Tricolor das Laranjeiras, ele chegou com a experiência de um goleiro renomado e se tornou multicampeão. Pelo Vasco, clube em que atuou no início da carreira, são 150 partidas, enquanto pelo União Bandeirante foram 30 jogos.
Números da carreira de Fábio
- União Bandeirante: 30 jogos
- Vasco: 150 jogos
- Cruzeiro: 976 jogos
- Fluminense: 235 jogos