Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro pode disputar Copa Sul-Sudeste? Entenda regras da nova competição

Competição regional foi uma das novidades apresentadas pela CBF no novo calendário do futebol nacional

Jogadores do Cruzeiro reunidos antes de partida em 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (1), o novo calendário do futebol nacional entre 2026 e 2029. O lançamento da Copa Sul-Sudeste foi uma das novidades.

O torneio terá 12 clubes, sendo dois de cada estado: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Cruzeiro está apto a participar, mas isso não deve acontecer em 2026.

O motivo é simples. Só jogarão a Copa Sul-Sudeste os clubes que não estiverem envolvidos na Copa Libertadores ou na Copa Sul-Americana. Isso tira a Raposa do páreo para a próxima temporada, já que a equipe tem classificação encaminhada para uma das competições

O time de Leonardo Jardim está na segunda colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos. De acordo com o Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe tem 99.66% de chances de ir à “Liberta”.

Os seis primeiros colocados do Brasileirão se credenciam à Libertadores, enquanto os times da sétima à 12ª posição garantem espaço na Sul-Americana. As vagas, porém, podem aumentar a depender dos resultados das copas.

Copa Sul-Sudeste: critérios de classificação e formato

O primeiro critério de classificação para a Copa Sul-Sudeste será através do resultado dos campeonatos estaduais 2025. No geral, serão seis vagas distribuídas desta forma. Assim, os estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul darão uma vaga para o torneio.

O segundo critério de classificação, que distribuirá as seis vagas restantes, será a partir dos campeonatos estaduais 2025 ou para campeões dos chamados “torneios seletivos de 2025”.

A Copa Sul-Sudeste será disputada da seguinte forma:

  • Fase de grupos: Dois grupos de seis clubes em turno único fora do grupo (grupo A enfrenta grupo B);
  • Semifinais: os dois mais bem classificados de cada grupo se enfrentam em partidas de ida e volta;
  • Finais: jogos de ida e volta entre os classificados das semifinais.

Todas as datas do novo calendário do futebol brasileiro

  • Estaduais - 11 de janeiro a 8 de março
  • Copa do Nordeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Verde - 25 de março a 7 de junho
  • Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
  • Copa do Brasil - 18 de fevereiro a 6 de dezembro
  • Brasileirão - 28 de janeiro a 2 de dezembro
  • Série B - 21 de março a 28 de novembro
  • Série C - 5 de abril a 25 de outubro
  • Série D - 5 de abril a 13 de setembro
  • Libertadores - 18 de fevereiro a 28 de novembro
  • Sul-Americana - 8 de abril a 21 de novembro

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports