Gerente-geral das categorias de base do
Um dos vencedores da 62ª edição do
“A gente tem que ter um cuidado muito grande. Há um alinhamento muito grande com futebol profissional e, como você citou, Gabriel Veneno, Wallyson Mosquito, Riquelme, nós entendemos que o mais importante é eles estarem jogando uma Copinha. Nós tivemos uma eliminação precoce, mas nós estávamos com um time basicamente formado por atletas (nascidos em) 2008, 2009, com alguns atletas 2006, 2007”, iniciou.
“Fomos eliminados por um clube que chegou à semifinal por mérito, que foi o Ibrachina-SP. Eles eliminaram depois o Inter, eliminou o Palmeiras, basicamente, com atletas 2005 e 2006. Ou seja, se formos pegar o (Gabriel) Veneno, de 2009, ele atuou com um atleta 2005. Nós estamos falando de 4 anos de um atleta mais velho, que está em formação”, continuou.
“Na nossa visão, foi importante demais a gente ter o Veneno, Mosquito, Riquelme como titulares na Copinha, como protagonista, sendo que eles ainda são sub-17”, finalizou.
Adiante, Luiz Carlos citou que, apesar dos atletas terem sido integrados ao grupo que participou da Copinha, todos ainda podem disputar torneios da categoria sub-17 em 2026. Na sequência, o dirigente voltou a ressaltar a importância de cuidar dos passos dos atletas com cautela.
“No Campeonato Brasileiro (Sub-17) desse ano, que nós vamos estar defendendo o título, Riquelme e o Veneno ainda têm idade para poder estar jogando. Então, isso mostra que nós estamos acelerando um processo, mas, ao mesmo tempo, a gente precisa ter cuidado”, começou.
“Nesse momento, a gente entendeu que era importante eles estarem na Copinha, mas que eles vão estar sendo lapidados, preparados para que no futuro estejam novamente na equipe profissional”, avaliou.
Vale destacar que no início deste ano, dez atletas foram integrados ao elenco comandado por Jorge Sampaoli para a disputa dos jogos do Campeonato Mineiro, foram eles:
- Pedro Cobra (goleiro de 19 anos)
- Luis Gustavo (lateral-direito de 19 anos)
- Vitão (zagueiro de 17 anos)
- Samuel (zagueiro de 17 anos)
- Kauã Pascini (lateral-esquerdo de 17 anos)
- Igor Toledo (meio-campista de 19 anos)
- Índio (meio-campista de 17 anos)
- Mamady Cissé (meio-campista de 18 anos)
- Murillo (atacante de 19 anos)
- Mateus Iseppe (meio-campista de 19 anos)
- Cauã Soares (atacante de 17 anos)
Gabriel Veneno pelo Atlético
Gabriel Veneno, de 16 anos, soma quatro partidas com a equipe sub-20 do Atlético na temporada 2026. Em 2025, o atacante fez parte do grupo que conquistou o Campeonato Brasileiro Sub-17.
Gabriel Veneno em ação pelo Atlético na Copinha, contra o QFC
Wallyson Mosquito pelo Atlético
Mosquito, de 17 anos, também disputou quatro jogos pelo time sub-20 do Galo, com um gol marcado. O jovem foi outro que integrou o grupo campeão brasileiro sub-17 em 2025.
Mosquito em ação pelo Atlético contra o Audax-SP, pela Copinha
Riquelme pelo Atlético
Riquelme, também de 17 anos, foi outro a disputar quatro partidas pelo time sub-20 do Atlético e marcou um gol. O meia-atacante fez parte do grupo campeão do Brasileiro Sub-17 na última temporada.
Riquelme em ação pelo Atlético contra o Audax-SP, pela Copinha
A Itatiaia organiza o Troféu Guará desde 1962 e reúne o voto dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais.