Durante a segunda passagem no clube equatoriano, Anselmi treinou Marcelo Moreno, ídolo do Cruzeiro, e Keny Arroyo, novo reforço celeste.
Marcelo Moreno se transferiu ao Independiente del Valle a pedido de Anselmi, mas acabou sendo utilizado principalmente como reserva, somando quatro gols em 26 jogos.
O ponto mais marcante, e negativo, da passagem de Marcelo Moreno pelo time comandado por Anselmi foi na final do Campeonato Equatoriano, em dezembro de 2023.
O Independiente del Valle enfrentou a LDU Quito, e após dois empates no tempo normal (0 a 0 e 1 a 1), a decisão foi para os pênaltis. Moreno foi um dos cobradores, mas desperdiçou sua chance, contribuindo para a derrota por 3 a 0 nas penalidades. Poucos dias depois, o atacante anunciou sua saída nas redes sociais, agradecendo ao clube, à torcida e ao país.
Martín Anselmi também foi o responsável por subir Arroyo,
Formado nas categorias de base do Independiente del Valle, Arroyo estreou no time profissional em dezembro de 2023. No ano seguinte, já sem Anselmi no comando, passou a ser regular do elenco principal comandado por Anselmi e ganhou relevância como titular.
Lautaro Díaz
Anselmi também treinou Lautaro Díaz, que está emprestado ao Santos pelo Cruzeiro, no Independiente del Valle. Juntos, conquistaram:
- Copa Sul-Americana: 2022
- Copa do Equador: 2022
- Recopa Sul-Americana: 2023
- Supercopa do Equador: 2023
Quem é Martín Anselmi
Anselmi passou os primeiros anos no futebol como auxiliar. Em 2016, ele participou da equipe de Gabriel Milito no Independiente, da Argentina. Posteriormente, atuou como auxiliar do Atlanta, também da Argentina, e passou por Universidad Católica, do Equador, e Real Garcilaso, do Peru.
Em 2019, Anselmi retornou ao Equador e atuou como assistente de Miguel Ángel Ramírez no Independiente del Valle. À época, ele teve o primeiro contato com o futebol brasileiro. Isso porque Anselmi seguiu Ramírez para o Internacional, clube em que esteve por três meses e conheceu Paulo Bracks, atual CSO do Atlético.
Anselmi teve a primeira experiência como treinador em 2022, no Unión la Calera, mas ele viria a brilhar somente no clube seguinte. Ainda naquele ano, o argentino acertou com o Independiente del Valle para substituir Renato Paiva. No Equador, em um ano, ele venceu a Copa Sul-Americana, a Copa Nacional, a Supercopa Nacional e a Recopa Sul-Americana.
Em 2024, ele acertou com o Cruz Azul, do México, clube em que fez 50 jogos e teve trabalho de destaque. Não à toa, despertou o interesse do Porto, de Portugal, que o contratou para dirigir os Dragões no Mundial de Clubes. Porém, a passagem de Anselmi na Europa foi abaixo do esperado, e ele foi demitido em seis meses.