Perto de anunciar o argentino Martín Anselmi como sucessor de Cuca no comando técnico, o Atlético repetirá o padrão iniciado em 2020, de alternar entre treinadores argentinos e brasileiros na função. Esta, inclusive, será a sétima troca neste período.
Cabe lembrar que, ao todo, considerando tal recorte, foram quatro “hermanos” contratados, e dois técnicos do Brasil (Cuca e Felipão). Anselmi, de 40 anos, seria o quinto do país vizinho a desembarcar em Belo Horizonte nos últimos cinco anos.
A ‘ciranda’ atleticana:
- 2020/21 - Jorge Sampaoli (argentino) por Cuca
- 2022 - Turco Mohamed (argentino) por Cuca
- 2023 - Eduardo Coudet (argentino) por Felipão
- 2024 - Felipão por Gabriel Milito (argentino)
- 2025 - Cuca por Martín Anselmi (argentino)
Mais sobre Anselmi
Anselmi teve a primeira experiência como treinador em 2022, no Unión la Calera, mas ele viria a brilhar somente no clube seguinte. Ainda naquele ano, o argentino acertou com o Independiente del Valle para substituir Renato Paiva. No Equador, em um ano, ele venceu a Copa Sul-Americana, a Copa Nacional, a Supercopa Nacional e a Recopa Sul-Americana.
Em 2024, ele acertou com o Cruz Azul, do México, clube em que fez 50 jogos e teve trabalho de destaque. Não à toa, despertou o interesse do Porto, de Portugal, que o contratou para dirigir os Dragões no Mundial de Clubes. Porém, a passagem de Anselmi na Europa foi abaixo do esperado, e ele foi demitido em seis meses.
Carreira
Porto
- 21 jogos
- 10 vitórias
- 6 empates
- 5 derrotas
Cruz Azul
- 50 jogos
- 28 vitórias
- 10 empates
- 12 derrotas
Independiente del Valle
- 75 jogos
- 47 vitórias
- 10 empates
- 18 derrotas
Unión la Calera
- 15 jogos
- 3 vitórias
- 8 empates
- 4 derrotas