O Atlético promoveu uma grande reformulação no elenco para 2026. Ao todo, 13 jogadores deixaram o elenco e outros três – Júnior Santos, Cadu e Patrick – podem deixar o clube. Em contrapartida, sete atletas chegaram à Cidade do Galo, porém nenhum deles são de defesa.
O único movimento de mercado do Atlético para a defesa foi a compra em definitivo de Vitor Hugo, que estava emprestado pelo Bahia, mas o clube ainda procura duas peças para reforçar o setor, um zagueiro e um volante.
Dos oito jogos realizados pelo Galo na temporada, a equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli só não foi vazada em um – empate sem gols com o Tombense. Ainda assim, a média de tentos sofridos é de um por jogo, já que sofreu oito em 2026.
Além disso, o
Sem Lyanco, que ainda se recupera de uma ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, Sampaoli tem seis opções para a posição, mas nenhum nome passa segurança. Veja:
- Ivan Román – jogador jovem que ainda precisa de experiência para ser titular
- Ruan Tressoldi – emprestado até junho pelo Sassuolo, da Itália, que ainda não conseguiu se firmar como titular
- Junior Alonso – jogador de 32 anos que é questionado por parte da torcida pela falta de intensidade
- Vitor Hugo – conquistou a confiança de Sampaoli
Além deles, Samuel Lima e Vitão são promessas das categorias de base e ainda não estão aptos para a cobrança de assumir a titularidade da zaga do Atlético.
No mercado, o Atlético tentou a contratação do zagueiro português Zé Pedro, que joga no Cagliari, da Itália. No entanto, o clube europeu fez jogo duro, pediu um valor muito alto e, até o momento,
Quanto a primeiro volante, nomes como o de Lucas Torreira, do Galatasaray-TUR, Fred, do Fenerbahçe-TUR, e Vitor Carvalho, do Braga-POR, estiveram na pauta do Atlético, mas nenhum nome avançou. Para a posição, o Galo conta com apenas um jogador de origem, o jovem da base Mamady Cissé. Alexsander está lesionado e outros três nomes podem assumir a função: Alan Franco, Maycon e Victor Hugo.
Próximos compromissos do Atlético
A janela de transferências se encerra apenas em 3 de março. Até lá, o Atlético segue trabalhando no mercado para preencher as lacunas existentes no elenco. Durante o período, o Galo terá quatro compromissos:
- Contra o Athletic no dia 7, às 18h30 (de Brasília) na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro
- Contra o Remo no dia 11, às 20h (de Brasília), na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro
- Contra o Itabirito no dia 14, às 19h (de Brasília), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo Campeonato Mineiro
- Contra o Grêmio no dia 25, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul, pelo Campeonato Brasileiro