Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Números defensivos evidenciam carências no elenco do Atlético, e clube segue no mercado

Galo tem média de um gol sofrido por jogo na temporada 2026

Junior Alonso em ação pelo Atlético

O Atlético promoveu uma grande reformulação no elenco para 2026. Ao todo, 13 jogadores deixaram o elenco e outros três – Júnior Santos, Cadu e Patrick – podem deixar o clube. Em contrapartida, sete atletas chegaram à Cidade do Galo, porém nenhum deles são de defesa.

O único movimento de mercado do Atlético para a defesa foi a compra em definitivo de Vitor Hugo, que estava emprestado pelo Bahia, mas o clube ainda procura duas peças para reforçar o setor, um zagueiro e um volante.

Dos oito jogos realizados pelo Galo na temporada, a equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli só não foi vazada em um – empate sem gols com o Tombense. Ainda assim, a média de tentos sofridos é de um por jogo, já que sofreu oito em 2026.

Além disso, o Galo saiu atrás do placar em cinco jogos seguidos. Contando todos os compromissos na temporada, são seis.

Sem Lyanco, que ainda se recupera de uma ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, Sampaoli tem seis opções para a posição, mas nenhum nome passa segurança. Veja:

  • Ivan Román – jogador jovem que ainda precisa de experiência para ser titular
  • Ruan Tressoldi – emprestado até junho pelo Sassuolo, da Itália, que ainda não conseguiu se firmar como titular
  • Junior Alonso – jogador de 32 anos que é questionado por parte da torcida pela falta de intensidade
  • Vitor Hugo – conquistou a confiança de Sampaoli

Além deles, Samuel Lima e Vitão são promessas das categorias de base e ainda não estão aptos para a cobrança de assumir a titularidade da zaga do Atlético.

No mercado, o Atlético tentou a contratação do zagueiro português Zé Pedro, que joga no Cagliari, da Itália. No entanto, o clube europeu fez jogo duro, pediu um valor muito alto e, até o momento, o negócio não deve acontecer, conforme apurou a Itatiaia.

Quanto a primeiro volante, nomes como o de Lucas Torreira, do Galatasaray-TUR, Fred, do Fenerbahçe-TUR, e Vitor Carvalho, do Braga-POR, estiveram na pauta do Atlético, mas nenhum nome avançou. Para a posição, o Galo conta com apenas um jogador de origem, o jovem da base Mamady Cissé. Alexsander está lesionado e outros três nomes podem assumir a função: Alan Franco, Maycon e Victor Hugo.

Leia também

Próximos compromissos do Atlético

A janela de transferências se encerra apenas em 3 de março. Até lá, o Atlético segue trabalhando no mercado para preencher as lacunas existentes no elenco. Durante o período, o Galo terá quatro compromissos:

  • Contra o Athletic no dia 7, às 18h30 (de Brasília) na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro
  • Contra o Remo no dia 11, às 20h (de Brasília), na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro
  • Contra o Itabirito no dia 14, às 19h (de Brasília), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo Campeonato Mineiro
  • Contra o Grêmio no dia 25, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul, pelo Campeonato Brasileiro
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.

Ouvindo...