Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Grêmio prepara ‘barca’ de saídas e busca reforços para elenco de Luís Castro

Tricolor tenta reformular equipe principal para a temporada de 2026

Novo técnico Luís Castro conversa com membros da direção do Grêmio

O Grêmio prepara uma ‘barca’ de saída de jogadores neste fim de ano. O objetivo é abrir espaço para reforçar o elenco com nomes de maior potencial para serem utilizados pelo técnico Luís Castro em 2026.

Alguns atletas terão seus vínculos encerrados no Tricolor. Entre eles, está o jovem Alysson Edward. O atacante de apenas 19 anos tem sua venda encaminhada ao Aston Villa, da Inglaterra, por cerca de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 64 milhões na cotação atual) mais bonificações.

Na mesma posição do ‘cria’ da base, o Grêmio deve ter a saída de Cristian Olivera. O atacante uruguaio está próximo de deixar Porto Alegre para atuar no Bahia — por empréstimo com opção de compra.

Alex Santana também vai sair do clube gaúcho. O volante retorna ao Corinthians após empréstimo e, conforme apurado pela Itatiaia, tem propostas do Exterior.

O lateral-esquerdo Enzo é mais uma peça em fim de contrato. O jogador não terá seu vínculo renovado. Havia opção de compra prevista no empréstimo junto ao CSA, de Alagoas. O Grêmio, porém, não vai exercer o direito.

Emprestados não retornam

Arezo tem contrato com o Grêmio até 2028

O Grêmio negocia novos empréstimos para Adriel e Arezo. O goleiro deixou o Athletic-MG e deve atuar pelo AVS, de Portugal. O atacante, por sua vez, tende a permanecer no Peñarol, do Uruguai.

O volante Ronald seria outro nome para retornar ao clube, mas também deve ser novamente emprestado. O Tricolor recebeu propostas de Atlético-GO, Goiás e sondagem do Sport pelo ‘cria’ da base.

Goleiros com situações indefinidas

Tiago Volpi e Gabriel Grando têm futuro incerto no Grêmio

O Grêmio enfrenta um problema numa posição crucial para a próxima temporada. Os goleiros Tiago Volpi e Gabriel Grando não têm permanência garantida para 2026 e ligam um ‘sinal de alerta’ no Tricolor.

Titular debaixo das traves gremistas, Volpi terminou o ano de 2025 em baixa e com rumores de saída do clube gaúcho. No último jogo em casa pelo Brasileirão — derrota para o Fluminense no início de dezembro —, o camisa 1 negou ter recebido propostas, mas deixou em aberto o seu futuro.

Grando, por sua vez, recebeu ofertas para deixar o Grêmio. O nome dos clubes não foram revelados. O ex- Cruzeiro ficou de conversar melhor com o Tricolor sobre o seu futuro após o fim da temporada. Chegado este momento, a situação segue indefinida, mas uma boa oferta pode tirá-lo de Porto Alegre.

Jogadores sem espaço podem ser negociados

Jemerson, ex-Atlético, e hoje zagueiro do Grêmio

Alguns atletas no elenco do Grêmio estão sem espaço e não estão nos planos para 2026. O zagueiro Jemerson foi muito criticado pelas atuações no primeiro semestre e acabou ‘arquivado’ pelo então técnico Mano Menezes.

A tendência é de que o ex-Atlético mude de ‘ares’ em breve, caso haja interessado. O goleiro Jorge, que sequer atuou na temporada, também pode ser negociado.

Reforços à vista?

O Grêmio ainda não contratou nenhum jogador para o ano que vem. A prioridade, no entanto, é um meio-campista armador com ‘status’ de titularidade.

Nos últimos dias, o nome de Raphael Veiga foi ligado a um possível interesse do Tricolor. A Itatiaia apurou que o meio-campista dificilmente será liberado pelo Palmeiras.

Outro objetivo do clube gaúcho é contratar nomes estritamente pontuais para agregar no time titular. A diretoria gremista deseja diminuir a quantidade de atletas no elenco para 2026.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...