Soteldo desencanta e comanda vitória do Fluminense sobre o Grêmio pelo Brasileirão

Venezuelano aplicou a ‘lei do Ex’ e fez dois gols contra o ex-clube; foram as primeiras bolas na rede do atacante com a camisa do Tricolor carioca, após mais de um ano sem marcar

Soteldo não balançava as redes desde 2024, quando atuava justamente pelo Grêmio, adversário do Fluminense nesta terça-feira (2)

Dos pés de Soteldo saiu a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Grêmio, nesta terça-feira (2), pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O venezuelano fez os seus dois primeiros gols com a camisa do Tricolor carioca e desencantou justamente contra o ex-clube. O atacante não marcava desde outubro de 2024, quando atuava pelo time gaúcho. André Henrique descontou.

Com a ‘lei do Ex’ aplicada por Soteldo na Arena do Grêmio, o Flu subiu para a 5ª colocação e soma 61 pontos. O Tricolor gaúcho permaneceu em 10º, com 46.

O próximo compromisso do Grêmio será contra o Sport, no domingo (7), às 16h (de Brasília). O duelo será realizado na Ilha do Retiro, em Pernambuco. Já o Fluminense recebe o Bahia na mesma data e horário, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Como foi o jogo

A primeira grande chance da partida terminou em um gol com direito a famosa ‘lei do Ex. Soteldo, que substituiu Canobbio, abriu o placar aos 18 minutos da etapa inicial. A jogada começou pela direita, com Lucho Acosta, que cruzou para área e contou com a falha de Tiago Volpi: 1 a 0 para o Fluminense.

Foi assinalado inicialmente o impedimento do lance. Após análise do VAR, a bola na rede foi concedida. Soteldo marcou o seu primeiro gol na temporada — e com a camisa do Flu.

O Grêmio teve uma boa resposta aos 27'. Pavon chegou pela esquerda, limpou a marcação e finalizou cruzado para difícil defesa de Fábio.

Os gaúchos empataram nos acréscimos do primeiro tempo, com André Henrique. O atacante, porém, estava impedido. A arbitragem anulou o gol.

Segundo tempo

Soteldo apareceu novamente e ampliou para o Fluminense, aos 6' do segundo tempo. O ex-Grêmio recebeu um passe de Everaldo e finalizou com facilidade no fundo da rede de Volpi: 2 a 0.

Logo na sequência, os mandantes diminuiram para 2 a 1. André Henrique subiu mais alto que toda a defesa do Flu para descontar o marcador.

O Grêmio seguiu tentando uma pressão para empatar o enfrentamento, empurrando o Flu para o campo de defesa. Com 32', veio a melhor oportunidade: Jardiel, que saiu do banco de reservas, soltou uma ‘bomba’ no travessão. Nos acréscimos, Fábio salvou uma cabeçada de Gustavo Martins.

Apesar de o abafa gremista, o Fluminense segurou o importante resultado fora de casa e ultrapassou o Botafogo — que ainda joga na rodada.

Grêmio 1 x 2 Fluminense

Escalação do Grêmio

Tiago Volpi; Marcos Rocha, Wagner Leonardo, Gustavo Martins e Marlon; Dodi (Cuéllar), Arthur e Willian (Aravena); Pavon (Edenilson), Alysson Edward (Cristaldo) e André Henrique (Jardiel). Técnico: Mano Menezes.

Escalação do Fluminense

Fábio; Samuel Xavier (Thiago Santos), Ignácio, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato (Hércules) e Lucho Acosta (Ganso); Serna (Lima), Soteldo (Keno) e Everaldo. Técnico: Luis Zubeldía.

Motivo: Jogo válido pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 01 de dezembro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Gols: André Henrique (Grêmio); Soteldo [duas vezes] (Fluminense)
Cartões amarelos: Dodi, Arthur, Gustavo Martins (Grêmio); Lima (Fluminense)
Público: 23.689 torcedores
Renda: R$ 1.339.907,00

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...