Atacante do Athletico-PR encerra jejum de gols e se destaca na vitória contra Inter

Steven Mendoza foi o nome do jogo de estreia do Furacão pela Série A do Campeonato Brasileiro

Ataque do Athletico deu trabalho à defesa do Inter

Steven Mendoza foi o destaque da vitória do Athletico-PR sobre o Internacional, por 1 a 0, pela pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. O colombiano voltou a marcar um gol pelo Furacão após cinco meses e foi importante no duelo desta quarta-feira (28), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A última vez que Mendoza havia balançado a rede adversária foi em 11 de agosto de 2025, quando o Athletico-PR venceu o Criciúma por 4 a 2. O jogo era válido pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Mendoza iniciou como titular de Odair Hellmann diante do Inter e foi o responsável pelas melhores jogadas da equipe rubro-negra no confronto. Além do gol, o atacante ainda deixou Kevin Viveros na cara do gol, sem goleiro, mas o companheiro de equipe desperdiçou uma chance incrível.

Mesmo assim, o Athletico-PR segurou a pressão colorada na segunda etapa e garantiu os três pontos no seu retorno à elite do futebol nacional.

Como foi o jogo

Inter desperdiça grande chance no início

Com apenas 8 minutos do primeiro tempo, Bruno Henrique lançou para Borré, que ganhou de Terán, mas não finalizou apesar de estar na frente do goleiro Santos. O atacante ajeitou a bola para Bruno Tabata, mas o meia parou na barreira rubro-negra.

Athletico abre o placar

Logo depois da primeira boa oportunidade do Inter, Viveros roubou a bola de Victor Gabriel no meio-campo e achou Mendoza, que ganhou da marcação colorada e tirou do goleiro Rochet: 1 a 0 para o Athletico no Beira-Rio, aos 9'.

Viveros perde gol inacreditável

Aos 12', o Colorado estava todo no campo ofensivo quando Bernabei tentou lançar a bola, mas ela bateu em Mendoza — e o colombiano ficou livre para percorrer o gramado até a goleira de Rochet. O atacante chegou dentro da área e tocou para Viveros, praticamente sem goleiro, finalizar por cima da trave.

Oportunidade para Borré

Borré e Bruno Tabata tabelaram para o colombiano ingressar na área do Athletico e arrematar para fora, aos 22' da etapa inicial.

Santos salva Furacão

Nos acréscimos do primeiro tempo, Santos fez uma defesa com os pés e salvou o Athletico-PR. O goleiro levou a melhor no chute de Tabata.

Rochet pega chute de Viveros na cara do gol

Com somente 8 minutos da segunda etapa, Viveros recebeu um lançamento e ficou cara a cara com Rochet. O goleiro uruguaio do Inter levou a melhor e defendeu o chute do atacante colombiano do Athletico.

Gol perdido em sequência pelo Colorado

Aos 14', O Inter ‘martelou’ o Athletico-PR dentro da área e teve duas chances de empatar o duelo na mesma jogada. Primeiro, Alan Patrick parou em Santos. No rebote, Vitinho, praticamente sem goleiro, isolou por cima da goleira.

Alan Patrick é atrapalhado por Borré

Alan Patrick recebeu a bola quase na pequena área do Athletico, driblou a marcação duas vezes e chutou colocado. O problema é que o camisa 10 foi atrapalhado por Borré. A bola bateu na cabeça do colombiano e saiu pela linha de fundo.

Gol impedido

Borré ganhou lançamento aos 23' do segundo tempo e, por cobertura, marcou um gol para o Inter. O atacante, porém, estava em posição de impedimento — assinalado pelo auxiliar.

Inter empata com Félix Torres, mas VAR anula

Félix Torres foi o responsável pelo gol de empate do Inter. Em cobrança de escanteio aos 34', um bate-rebate terminou nos pés do zagueiro equatoriano, que não desperdiçou a chance.

O VAR, contudo, chamou o árbitro para analisar um possível toque de mão do defensor no domínio. O gol foi anulado.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduado em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...