O
“Parabéns, Garantido! Com arte, paixão e tradição, o Boi da Baixa do São José encantou a galera e conquistou seu 33º título. Viva o povo vermelho e branco!”, escreveu o clube nas redes sociais.
Antes da apuração, durante os três dias de festival (entre 27 e 29 de junho), o Amazonas adotou uma postura de parcialidade entre os Bois.
O clube alterou seu escudo para as cores vermelha e azul nas redes sociais, publicou artes em alusão ao Garantido e ao Caprichoso e também deu descontos nas camisas especiais com referências a Parintins.
Na
Festival de Parintins 2025
O Boi Garantido foi o vencedor do 58º Festival de Parintins. Essa foi a 33ª vez que o Boi Bumbá Vermelho ganhou a disputa.
A apuração deste ano foi marcada por confusão. Durante a tarde dessa segunda, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, deixou o Bumbódromo em protesto contra as notas recebidas. A saída ocorreu após o anúncio das notas do primeiro módulo da segunda noite.
Segundo Rossy, ele já havia solicitado a impugnação de jurados, alegando que os avaliadores poderiam prejudicar o Boi Caprichoso. “Nós acusamos esses caras da comissão, que eles iam fazer isso”, afirmou.
Na noite de segunda, o
O que é o Festival de Parintins?
O Festival de Parintins é uma celebração cultural anual, que acontece no fim de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festança gira em torno da disputa entre dois bois-bumbás: Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), que encenam a lenda da morte e ressurreição de um boi.
Durante três noites, os bois apresentam-se no Bumbódromo, sendo avaliados em diversos quesitos como música (toadas), alegorias, personagens e rituais