Coritiba supera Amazonas fora de casa e conquista o título da Série B de 2025

Coxa chega ao tricampeonato e se torna o maior campeão da Segunda Divisão nacional

Sebastian Gómez fez o primeiro gol da vitória do Coritiba sobre o Amazonas

Com a mesma superação de vários jogos na temporada 2025, o Coritiba venceu o Amazonas por 2 a 1, neste domingo (23), e conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coxa chega ao terceiro troféu da Segunda Divisão e se tornou o maior campeão na história da competição nacional.

Sebastian Gómez e Iury Castilho fizeram os gols da vitória no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. Luan Silva descontou. O empate já seria o suficiente para os treinados de Mozart Santos confirmarem a taça nesta 38ª rodada.

Com o resultado, o Coxa terminou em 1º lugar com 68 pontos ganhos. O Amazonas, que já estava matematicamente rebaixado antes do confronto, ficou na 19ª posição, com 36.

Como foi o jogo

A partida começou ‘truncada’ no Norte do Brasil. O Amazonas teve mais domínio da posse de bola e trocava passes no campo de ataque do Coritiba, sem grandes perigos.

A primeira oportunidade do Coxa na etapa inicial veio dos pés de Josué. O camisa 10 cobrou escanteio fechado aos 13' e ficou perto de marcar um gol olímpico. O goleiro João Lopes espalmou com segurança para longe.

Aos 28', a Onça-Pintada fez uma grande jogada que terminou numa finalização mal executada por Larry Vásquez. O meio-campista ficou na frente de Pedro Morisco, mas isolou por cima do gol.

Coritriba faz dois gols no fim do 1º tempo e encaminha título

O Coritiba abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com Sebastian Gómez. Lucas Ronier fez uma grande jogada pelo lado direito, entrou na área e tocou para o colombiano, de voleio, finalizar para o fundo da rede: 1 a 0.

Iury Castilho ampliou o marcador aos 44', depois de um grande pivô feito por Dellatorre. O árbitro anulou o gol, mas, após análise no VAR, voltou atrás e confirmou o 2 a 0.

Amazonas desconta no começo do 2º tempo

Logo aos 4 minutos da etapa complementar, o Amazonas voltou para o jogo. Castrillón lançou para Luan Silva completar com um chute na diagonal: 2 a 1, descontam os mandantes. Os dois jogadores citados acima entraram após o intervalo.

O gol dos mandantes esquentou o duelo. A chance mais clara para a Onça-Pintada empatar surgiu aos 25'. Larry Vásquez arrematou para boa defesa de Pedro Morisco.

A pressão do Amazonas seguiu. O Coritiba se segurava como possível. O placar terminou assim, vitória por 2 a 1 para os paranaenses, campeões da Série B de 2025.

Amazonas 1 x 2 Coritiba

Escalação do Amazonas

João Lopes; William Barbio (Castrillón), Alvariño, Rafael Vitor e Fabiano; Larry Vásquez, Diego Torres (Dener), Rafael Tavares (Gabriel Domingos), Joaquín Torres (Kiko) e Kevin Ramírez (Luan Silva); Henrique Almeida. Técnico: Aderbal Lana.

Escalação do Coritiba

Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy Maranhão e Zeca; Wallisson (Felipe Guimarães), Sebastian Gómez (Filipe Machado) e Josué (Geovane); Lucas Ronier, Iury Castilho (Vini Paulista) e Dellatorre (Nicolas Careca). Técnico: Mozart Santos.

Motivo: 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: domingo, 23 de novembro de 2025, às 16h30 (de Brasília);
Local: Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)

Gols: Luan Silva (Amazonas); Sebastian Gómez, Iury Castilho (Coritiba)
Cartões amarelos: Diego Torres, Fabiano, Henrique Almeida, Kiko, Luan Silva, Larry Vásquez (Amazonas); Lucas Ronier, Josué (Coritiba)

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.

Ouvindo...